Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coventry City e Luton Town: o duelo improvável que levará um dos dois à Premier League

Final do play-off da Championship neste sábado marcará o retorno de uma das equipes à elite, algo que não acontece há décadas

Futebol|

Lance
Lance Lance

Um dos templos mais sagrados do futebol inglês, o Wembley será palco de um duelo, no mínimo, inesperado. Coventry City e Luton Town se enfrentam neste sábado, às 12h45 (de Brasília), pela grande final dos play-offs da Championship, a segunda divisão da Inglaterra. O vencedor da decisão se juntará à Burnley e Sheffield United como um dos promovidos à Premier League.

As duas equipes não sabem o que é disputar uma divisão de elite há bastante tempo. O Coventry, por exemplo, participou da Premier League pela última vez na temporada 2000/01. Já o Luton Town jamais disputou a primeira divisão inglesa no formato atual, e figurou na elite do futebol inglês ainda na antiga Division One, em 1991/92.

+ Veja a tabela da Premier League 2022/23

COVENTRY CITY: SONHO PODE SE TORNAR REALIDADEBrasileiro Gustavo Hamer foi o herói do Coventry City na classificação contra o Middlesbrough (Foto: Divulgação/Twitter @Coventry_City)

Publicidade

“Estamos a um jogo de realizar um sonho”. Foi assim que Mark Robins, técnico do Coventry City, definiu a partida deste sábado contra o Luton Town. Em 2018, o mesmo treinador comandava a equipe em um compromisso pela Football League Two, a quarta divisão da Inglaterra. Cinco anos depois, disputa um “bilhete premiado” para ter acesso ao campeonato mais endinheirado do planeta.

Fundado em 1883, o Coventry City ostenta apenas um título de primeira grandeza, a Copa da Inglaterra de 1987, conquistada em Wembley sobre o Tottenham, em uma final emocionante vencida na prorrogação, pelo placar de 3 a 2. Seu maior rival é o Leicester, o “primo rico” e mais conhecido, que ostenta um título de Premier League. Contudo, os dois não se enfrentam desde 2012.

Publicidade

O clube conta com um jogador brasileiro. Nascido em Itajaí, Santa Catarina, Gustavo Hamer foi o herói da semifinal contra o Middlesbrough e marcou o gol que garantiu a presença do Coventry City em Wembley.

+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT

Publicidade

LUTON TOWN: DA FALÊNCIA AO SONHOLuton Town venceu o tradicional Sunderland na semifinal dos playoffs da Championship (Foto: Divulgação/Twitter @LutonTown)

“Estamos a um jogo da Premier League. É especial, é surreal dizer isso. Os torcedores estiveram aqui na era das trevas. Ganhar um bilhete para Wembley é especial”. Foi assim que Rob Edwards, técnico do Luton Town, definiu o tamanho do jogo deste sábado.

Fundado em 1885, o Luton Town representa o que se há de mais “raiz” no futebol inglês: torcida apaixonada e um estádio típico de uma pequena cidade britânica. O Kenilworth Road, a casa dos Hatters, possui capacidade para 10.356 torcedores e pode vir a ser um dos menores estádios da história da Premier League.

A arena sequer se encaixa nos padrões da competição. Caso consiga o acesso, o Luton Town terá de gastar um valor bem maior que o orçamento do clube para conseguir manter sua casa nos “padrões Premier League”. Um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando o setor visitante do Kenilworth Road; para conseguir entrar, a torcida tem de passar, primeiro, por um bar para conseguir entrar nas arquibancadas.

A entrada mais inusitada de um estádio inglês! O #kenilworthroad poderá ser o menor estádio da história da Premier League! Se o Luton vencer o Coventry no Play-off no sábado.

#futebolraiz demais! Veja no vídeo…

Estive lá no Luton Town há 10 anos e não mudou muito de lá para cá. pic.twitter.com/nZy9w895sT— Joao Castelo-Branco (@j_castelobranco) May 25, 2023

No fim da década de 2000, o clube beirou à falência, chegando a disputar a quinta divisão, mas foi salvo pela própria torcida. Um consórcio formado por adeptos do Luton Town comprou a equipe, que é gerida até os dias de hoje por torcedores e ex-jogadores. Os Hatters, assim como o Coventry City, possuem apenas um título de expressão em sua longa história, a Copa da Liga Inglesa de 1988, conquistada sobre o Arsenal em Wembley, na vitória por 3 a 2.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.