Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Corrupção: Uefa determina prazo para punições ao Barcelona, que pode ficar fora da Champions

Clube catalão está sendo investigado por fornecer pagamentos a ex-árbitro espanhol, Enríquez Negreira

Futebol|Do R7

Barcelona pode ficar fora da próxima Liga dos Campeões

A Uefa decidiu, de acordo com as informações do jornal espanhol "Marca", um prazo para anunciar as punições destinadas ao Barcelona devido ao caso Negreira. A entidade máxima do futebol europeu definirá até o dia 12 de junho qual será a sanção que o clube blaugrana sofrerá.

Entre as possibilidades, está uma proibição de atuar na próxima Champions League.

O Barcelona está sendo investigado após fornecer pagamentos ao ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Arbitragem da Espanha, Enríquez Negreira, durante cerca de 17 anos. Ao todo, mais de 26 milhões de reais foram destinados a Negreira e sua empresa, em troca de favorecimentos nas partidas do cenário nacional. Negreira designava os árbitros dos jogos do Barça, lhes dava presentes e pagava jantares, garantindo a ajuda dentro das quatro linhas.

As investigações do caso estão em andamento desde o início de 2022, mas ainda não houve uma decisão clara sobre o que acontecerá com a equipe catalã. Porém, a Uefa decidirá se haverá uma punição mais severa dentro de dez dias. Para auxiliar em sua decisão, a federação enviou à diretoria blaugrana um questionário de 70 perguntas, procurando melhores esclarecimentos sobre o caso. Porém, as respostas ainda não foram enviadas, já que os mandatários do Barcelona preferiram esperar a definição do prazo.

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Uma reunião entre Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, e Joan Laporta, presidente do Barça, foi realizada em abril, a fim de que a entidade europeia pudesse entender melhor quais eram as intenções com os pagamentos a Negreira.

O artigo 50.3 do estatuto da Uefa declara que há direito ao veto de um clube em competições, "caso se tenha cometido uma ação destinada a organizar ou influenciar no resultado de um jogo a nível nacional ou internacional", o que, na visão dos investigadores da instituição continental, foi o que aconteceu. Com isso, a Uefa pode optar pela suspensão do Barça de suas competições, mesmo o clube tendo sido campeão da La Liga em 2022-23.

Com surpresas americanas e sem brasileiros: saiba quais são os 30 clubes mais valiosos do mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.