Resumindo a Notícia
- Uefa decidiu prazo para anunciar punições que serão aplicadas ao Barcelona pelo Caso Negreira
- Clube catalão pode ficar fora da Champions League do ano que vem
- Barcelona está sendo investigado por pagamentos ao ex-dirigente do Comitê Técnico de Arbitragem
- Clube é o atual campeão do Campeonato Espanhol
Barcelona pode ficar fora da próxima Liga dos Campeões
LanceA Uefa decidiu, de acordo com as informações do jornal espanhol "Marca", um prazo para anunciar as punições destinadas ao Barcelona devido ao caso Negreira. A entidade máxima do futebol europeu definirá até o dia 12 de junho qual será a sanção que o clube blaugrana sofrerá.
Entre as possibilidades, está uma proibição de atuar na próxima Champions League.
Veja também
-
Futebol
Caso Negreira: Barcelona estuda disputar ligas asiáticas e outras europeias após possível punição
-
Futebol
Caso Negreira: La Liga realiza assembleia extraordinária para tratar do assunto com mandatários
-
Futebol
Barcelona e Real Madrid trocam farpas e acusações sobre relação com a ditadura franquista
O Barcelona está sendo investigado após fornecer pagamentos ao ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Arbitragem da Espanha, Enríquez Negreira, durante cerca de 17 anos. Ao todo, mais de 26 milhões de reais foram destinados a Negreira e sua empresa, em troca de favorecimentos nas partidas do cenário nacional. Negreira designava os árbitros dos jogos do Barça, lhes dava presentes e pagava jantares, garantindo a ajuda dentro das quatro linhas.
As investigações do caso estão em andamento desde o início de 2022, mas ainda não houve uma decisão clara sobre o que acontecerá com a equipe catalã. Porém, a Uefa decidirá se haverá uma punição mais severa dentro de dez dias. Para auxiliar em sua decisão, a federação enviou à diretoria blaugrana um questionário de 70 perguntas, procurando melhores esclarecimentos sobre o caso. Porém, as respostas ainda não foram enviadas, já que os mandatários do Barcelona preferiram esperar a definição do prazo.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Uma reunião entre Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, e Joan Laporta, presidente do Barça, foi realizada em abril, a fim de que a entidade europeia pudesse entender melhor quais eram as intenções com os pagamentos a Negreira.
O artigo 50.3 do estatuto da Uefa declara que há direito ao veto de um clube em competições, "caso se tenha cometido uma ação destinada a organizar ou influenciar no resultado de um jogo a nível nacional ou internacional", o que, na visão dos investigadores da instituição continental, foi o que aconteceu. Com isso, a Uefa pode optar pela suspensão do Barça de suas competições, mesmo o clube tendo sido campeão da La Liga em 2022-23.
Com surpresas americanas e sem brasileiros: saiba quais são os 30 clubes mais valiosos do mundo