Corinthians sofreu gols em todos os cinco jogos nesta temporada

Defesa do Timão ainda não está completamente encaixada, mas queda de rendimento é normal por conta da mudança de estilo de jogo de Tiago Nunes 

Tiago Nunes durante conversa com jogadores de defesa do Corinthians

Tiago Nunes durante conversa com jogadores de defesa do Corinthians

Lance

Ponto forte do Corinthians nas últimas temporadas, a defesa não tem funcionado tão bem no começo do trabalho de Tiago Nunes. Até aqui, em cinco jogos em 2020, o Timão ainda não terminou uma partida sem sofrer gols dos adversários. Na última quinta-feira (30), contra a Ponte Preta, o Alvinegro foi vazado em duas oportunidades.

Exceção aos jogos da Florida Cup, quando o Corinthians atuou cada tempo da partida com uma formação diferente, a equipe não tem sofrido alterações em seu sistema defensivo. Tiago Nunes tem escalado o Timão com Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Gil e Lucas Piton. Em Campinas, Sidcley foi testado como titular na lateral-esquerda pela primeira vez.

Mesmo assim, o Corinthians segue sendo vazado pelos seus adversários. Em cinco jogos - três deles oficiais -, o Alvinegro soma duas vitórias, um empate e duas derrotas. Ao todo, são nove gols marcados e sete sofridos, o que lhe dá uma média de 1,4 gol/sofrido por partida neste início de temporada.

Os números, claro, não são os melhores possíveis. Contudo, é necessário frisar que o Corinthians está em um período de transição. A nova comissão técnica liderada por Tiago Nunes tenta implantar um estilo de jogo mais ofensivo e, consequentemente, mais exposto defensivamente.

Veja mais: Com Michael no Fla, relembre rumo de outras revelações do Brasileirão

Com a mudança, os zagueiros, laterais e até mesmo os goleiros passaram a participar mais da criação das jogadas. Não tem sido raro ver o Alvinegro trocar passes na defesa, dentro da pequena área. Tudo para que a equipe mantenha a posse de bola e controle a partida.

Os jogos do Corinthians em 2020:

​15/1 - Corinthians 2x1 New York City FC - Florida Cup
18/1 - Atlético Nacional 2x1 Corinthians - Florida Cup
23/1 - Corinthians 4x1 Botafogo - Campeonato Paulista
26/1 - Mirassol 1x1 Corinthians - Campeonato Paulista
30/1 - Ponte Preta 2x1 Corinthians - Campeonato Paulista

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Contratado pelo Corinthians, saiba quem é o volante Victor Cantillo