Corinthians pode ficar fora da Copa do Brasil 2024, mas cenário é improvável
CBF alterou critérios de classificação para a competição nacional
Futebol|Do R7
O Corinthians corre risco de ficar fora da próxima edição da Copa do Brasil. A possibilidade existe em razão da eliminação precoce no Paulistão 2023, após o Timão ser derrotado pelo Ituano no último domingo (12), nos pênaltis.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou os critérios de classificação para a competição nacional. Agora sem o ranking nacional de clubes como alternativa, uma das formas das equipes confirmarem presença no torneio acontece via campeonatos estaduais.
> Veja times que podem não disputar a Copa do Brasil 2024
92 clubes estarão na Copa do Brasil, com 80 vagas sendo distribuídas pelos estados. As outras 12 ficam com os vencedores da Copa Verde, da Série B e da Copa do Nordeste, além dos classificados para a Libertadores via Brasileirão.
Por conta da alta colocação do Campeonato Paulista no ranking das federações, o Estadual concede cinco vagas para a copa nacional.
O Timão estava na 5ª posição geral do Paulistão. Porém, com a derrota para o Galo de Itu e a vitória do Red Bull Bragantino sobre o Botafogo-SP, nas quartas de final, a equipe de Bragança ultrapassou o Alvinegro.
Os times do estado de São Paulo ainda tem direito a mais uma vaga na Copa do Brasil, que ficará com o campeão da Copa Paulista. O Corinthians pode disputar o torneio.
CLASSIFICAÇÃO GERAL DO PAULISTÃO
1º - Palmeiras: 31 pontos - 13 jogos
2º - São Bernardo: 26 pontos - 13 jogos
3º - São Paulo: 24 pontos - 13 jogos
4º - Água Santa: 24 pontos - 13 jogos
5º - Red Bull Bragantino: 23 pontos - 13 jogos
6º - Corinthians: 23 pontos - 13 jogos
Corinthians perdeu para o Ituano (Foto: Fernando Roberto/ LANCE!)
COMO O TIMÃO SE CLASSIFICA?
Nem tudo está perdido. O Corinthians pode disputar a Copa do Brasil 2024 se terminar o Brasileirão na zona de classificação para a Libertadores, ou se vencer o torneio continental deste ano.
Também é possível estar na competição nacional eliminatória do próximo ano se o time vencer a própria Copa do Brasil 2023.
Além disso, caso a CBF não preencha as 12 vagas, elas serão distribuídas entre as outras equipes do Campeonato Brasileiro. Portanto, basta o Timão ficar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, por exemplo.
Com base no desempenho no último Brasileirão (4º lugar), no elenco e no potencial do time, é improvável que o Corinthians não se classifique para a Copa do Brasil através do torneio nacional de pontos corridos.
PAULISTÃO AINDA É ALTERNATIVA
Palmeiras e Red Bull Bragantino, que disputam a Série A, garantiram a vaga na Copa do Brasil via estadual. Se estes times conseguirem a classificação para a Libertadores pelo Brasileirão, mais vagas abrirão através do Campeonato Paulista.
O Corinthians tem a 6ª melhor campanha do Paulistão, ficando com altas chances de 'beliscar' vagas remanescentes da federação do estado.