Futebol Corinthians inicia busca pelo tetra da Copa do Brasil após quedas precoces na competição

Corinthians inicia busca pelo tetra da Copa do Brasil após quedas precoces na competição

Depois do vice diante do Cruzeiro em 2018, o Timão não conseguiu passar das oitavas de final da Copa do Brasil

Lance
Lance

Lance

Lance

A jornada do Corinthians em busca do tetracampeonato da Copa do Brasil começa nesta quarta-feira, quando a equipe enfrenta a Portuguesa-RJ às 21h30, em duelo inédito entre os clubes válido pela terceira fase da competição.

> GALERIA - Veja todos os treinadores estrangeiros do Corinthians

O Timão, campeão em 1995, 2005 e 2009, irá participar pela 27ª vez do torneio, que chega a sua 33ª edição. Apenas em 1990, 1993, 2003, 2010, 2011 e 2012 o time do Parque São Jorge não disputou a Copa do Brasil, criada em 1989.

Ao todo, o Time do Povo soma 161 jogos na competição, com 81 vitórias, 39 empates e 41 derrotas. No entanto, o retrospecto recente do alvinegro paulista no torneio não é dos melhores. Desde o amargo vice-campeonato em 2018, onde um gol anulado de Pedrinho selou o hexa para o Cruzeiro, o Corinthians vem de participações decepcionantes no torneio.

Em 2019, começou na primeira fase, mas caiu para o Flamengo nas oitavas. No ano seguinte, como estava na Libertadores, entrou só nas oitavas, mas caiu na mesma fase para o América-MG. Em 2021, novamente disputou o torneio desde o início, mas foi eliminado pelo Atlético-GO.

> TABELA - Confira e simule os jogos do Timão na Copa do Brasil

Com a mudança no regulamento para a edição deste ano, onde os times que entraram na fase de grupos da Libertadores são forçados a jogar a Copa do Brasil já na terceira fase, o Timão ganhou mais uma 'dor de cabeça' no calendário, já que precisa conciliar suas forças com a Libertadores e Brasileirão.

No atual momento da temporada, as duas competições citadas são prioridades para o Timão. Dessa forma, e visando rodar o elenco para evitar desgastes físicos, Vítor Pereira deverá escalar uma equipe mista, repleta de jovens contra a Portuguesa-RJ. O treinador português não relacionou oito atletas do time principal, e colocou oito atletas da base na lista para o primeiro jogo contra a Lusa.

A equipe carioca, que terminou em 6º lugar no Campeonato Carioca e disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, faz campanha surpreendente até aqui na Copa do Brasil, tendo eliminado CRB e Sampaio Corrêa, respectivamente, nas fases anteriores.

A equipe da Ilha do Governador teve que levar o duelo contra o Corinthians para a cidade de Londrina, no Paraná. Isso porque o estádio Luso-Brasileiro, onde o time do Rio de Janeiro manda as suas partidas, tem capacidade inferior a 10 mil pessoas, mínimo exigido a partir desta fase pela CBF

Houve tentativas do time lusitano em levar o jogo para os estádios Nilton Santos ou São Januário, mas os valores para utilização desses estádios foram inviáveis na parte financeira, segundo o clube.

O caminho do Corinthians pode parecer fácil nesta fase do torneio, mas o desempenho nos anos anteriores serve de alerta para um clube que está precisando levantar uma taça. Além disso, a Copa do Brasil é a competição com maior premiação, podendo pagar ao campeão até R$ 73 milhões.

Últimas