Copa América pode desfalcar o São Paulo em quase um terço do BR-20

Torneio será disputado entre os meses de junho e julho, porém sem pausa no Brasileirão. Sendo assim, os selecionáveis do Tricolor podem ficar 12 rodadas fora do time de Diniz

Lance

Lance

Lance

Ter jogadores de nível de Seleção Brasileira no elenco proporciona ônus e bônus. Neste ano, caso esse selecionáveis sejam convocados para a Copa América, entre junho e julho, eles podem desfalcar o São Paulo durante boa parte do Brasileirão-2020, inclusive nos três clássicos estaduais do primeiro turno. Tudo isso porque o campeonato não terá uma parada como em 2019.

É grande o risco de o Tricolor ter atletas convocados para o torneio de seleções sul-americanas. Os maiores candidatos são justamente aqueles que disputaram a edição do ano passado da competição: Daniel Alves, pelo Brasil, e Arboleda, pelo Equador. E se depender do tempo de preparação com as suas delegações, eles podem ficar fora por quase dois meses.

Pegando como exemplo a Seleção Brasileira, a preparação de Tite teve início 23 dias antes da estreia na Copa América, no Brasil. A diferença é que houve uma pausa no Brasileirão, o que não haverá em 2020. Se o esquema for semelhante, e brasileiros e equatorianos atingirem a final, o prejuízo do Tricolor será enorme, já que nesse período serão disputadas 12 rodadas do campeonato.

Entre o dia 22 de maio, previsto para o início da preparação das seleções, e o dia 12 de julho, data da final da Copa América, o Brasileirão já estará próximo do final do primeiro turno e já terá completado mais de um terço da competição. Como são, ao todo, 38 rodadas, as 12 que a dupla pode perder representam quase um terço da Série A desfalcando a equipe.

Para completar, entre esses 12 jogos que podem ser perdidos, estão os três clássicos estaduais do primeiro turno: Corinthians, na sexta rodada, Santos, na décima rodada e Palmeiras, na 15ª rodada. O jogo diante do Verdão está previsto para coincidir com a final da Copa América, caso Dani Alves e Arboleda não cheguem até lá, podem reforçar o São Paulo no Choque-Rei.

A estreia do Tricolor no Brasileirão está prevista para o dia 2, 3 ou 4 de maio, contra o Goiás, fora de casa. A data certa e o horário ainda serão confirmados pela CBF. Na última quinta-feira, a entidade promoveu o conselho técnico da Série A, que serviu para definir o regulamento e as normas de disputa do campeonato. A última rodada está prevista para o dia 6 de dezembro.

Confira a lista de rodadas, adversários e datas que podem ser perdidas:

4ª rodada (23, 24 ou 25/5)
São Paulo x Bahia

5ª rodada (30 ou 31/5)
Sport x São Paulo

6ª rodada (10 ou 11/6)
São Paulo x Corinthians

7ª rodada (13, 14 ou 15/6)
Atlético-MG x São Paulo

8ª rodada (17 ou 18/6)
São Paulo x Fluminense

9ª rodada (20, 21 ou 22/6)
São Paulo x Red Bull Bragantino

10ª rodada (24 ou 25/6)
Santos x São Paulo

11ª rodada (27, 28 ou 29/6)
São Paulo x Athletico-PR

12ª rodada (1 ou 2/7)
Internacional x São Paulo

13ª rodada (4, 5 ou 6/7)
Coritiba x São Paulo

14ª rodada (8 ou 9/7)
São Paulo x Atlético-GO

15ª rodada (11, 12 ou 13/7)
Palmeiras x São Paulo