Futebol Conmebol afasta rumores e confirma final da Libertadores em Guayaquil

Conmebol afasta rumores e confirma final da Libertadores em Guayaquil

Dirigentes da entidade mantêm duelo entre Flamengo e Athletico após garantias dadas pelo governo equatoriano

Lance
Guayaquil, sede da final da Libertadores, passa por onda de violência

Guayaquil, sede da final da Libertadores, passa por onda de violência

Lance

A cúpula da Conmebol decidiu manter a final da Copa Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR em Guayaquil, no Equador, no dia 29 de outubro. A informação foi apurada pela reportagem na tarde desta sexta-feira (30) em Córdoba, na Argentina, onde acontecerá a final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Independiente del Valle, após reunião entre dirigentes da entidade continental.

A definição de manter Guayaquil como sede foi tomada pelo Conselho da Conmebol, formado pelos dez presidentes das federações filiadas, pelos três representantes do continente na Fifa (entre eles o brasileiro Fernando Sarney) e pelo mandatário da entidade, Alejandro Domínguez.

Por conta da presença do Del Valle na final da Sul-Americana, o ministro de Esportes do Equador, Juan Sebastián Palacios Muñoz, está em Córdoba e participou do encontro dos dirigentes. Entregou relatórios oficiais do governo local que garantem o esquema de segurança elaborado para o duelo decisivo da principal competição do continente.

Existe instabilidade em relação ao futuro da decisão da Libertadores. Os clubes brasileiros não tiveram, até a publicação desta matéria, nenhum aviso sobre qualquer movimento concreto por parte da entidade sobre uma mudança de sede. Tanto o clube da Gávea quanto o Furacão reafirmam o planejamento inicial para a decisão.

Guayaquil vive um momento de insegurança. A cidade é uma das mais atingidas pelo narcotráfico, vê uma escalada de violência e, por isso, o Governo do Equador decretou estado de exceção até o dia 14 de outubro — duas semanas antes da final brasileira pela América.

Em campanha do Outubro Rosa, clubes brasileiros lançam novo uniforme

Últimas