Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Complicou? São Paulo nunca reverteu empate em casa no jogo de ida da Copa do Brasil

Tricolor precisa quebrar tabu em sua história para impedir vexame nesta terça

Futebol|

Lance
Lance Lance

Para eliminar o Ituano nesta terça-feira (25), no duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, o São Paulo precisará encerrar uma triste estatística em sua história: o Tricolor nunca reverteu um empate no principal mata-mata nacional depois de empatar o jogo de ida quando foi mandante.

Ou seja, foi eliminado em todas as outras cinco vezes que isso aconteceu (veja lista completa no final), segundo levantamento feito pelo historiador Alexandre Giesbrecht, da página 'Anotações Tricolores'. Este ano, o duelo de ida entre são-paulinos e ituanos ficou no 0 a 0 no Morumbi.

+ Hulk interessa a time de ex-técnico do Atlético, atacante da Seleção pode jogar na Inglaterra… o fim de semana do Mercado!

Para o clube do Morumbi, empatar na ida em casa da Copa do Brasil, competição nunca ganha, não é um bom negócio.

Publicidade

A primeira vez que isso aconteceu foi em 1995. Na ocasião, o Tricolor ficou em 1 a 1 com o Grêmio na ida das quartas de final. Na volta, em Porto Alegre (RS), acabou perdendo por 2 a 0.

Três anos depois, novamente o São Paulo pagava caro pelo tropeço em casa. Também nas quartas, a equipe ficou em 1 a 1 com o Vasco no Morumbi. Na volta, até lutou, mas a derrota por 4 a 3 sacramentou a eliminação.

Publicidade

Em 1999, o algoz foi o Botafogo. Depois de ficar no 1 a 1 em casa, o Tricolor foi presa fácil no Rio de Janeiro (RJ) e levou 3 a 1, desta vez pelas oitavas.

A dor seria mais forte no ano seguinte. Na final, o São Paulo não saiu do 0 a 0 com o Cruzeiro no Morumbi. Na final, os 2 a 1 da Raposa no Mineirão sacramentou o único vice na competição para os são-paulinos.

Publicidade

A condição só iria se repetir mais de 20 anos depois, em 2021. Nas quartas, o Tricolor ficou no 2 a 2 com o Fortaleza na ida em casa. Na volta, caiu por 3 a 1 e deu adeus à disputa.

Algumas estatísticas pesam a favor. Em somente duas vezes, nas 22 edições que disputou, o Tricolor só acabou fora da Copa do Brasil em sua fase de estreia na competição: 2016 e 2019.

Além disso, o Tricolor pode se orgulhar de nunca ter sido eliminado pelo Ituano em sua história.

O confronto deste ano pela Copa do Brasil será o terceiro entre a dupla nesses moldes. E o primeiro já valeu título. 2002 foi o ano do histórico Torneio Rio-São Paulo em que os grandes paulistas deixaram a disputa estadual para confrontarem os cariocas no regional turbinado.

Mesmo assim, a Federação Paulista de Futebol procurou capitalizar algum torneio sob sua alçada e criou o Supercampeonato Paulista. Que seria disputado entre os times do estado melhores colocados no regional e o campeão estadual.

Em um Paulistão desfalcado, o Ituano ganhou o primeiro título de sua história (o segundo do interior na história) e se credenciou para a disputa da versão 'super', no qual eliminou o Corinthians na semifinal.

O Tricolor, finalista derrotado pelo rival alvinegro no Rio-São Paulo, chegou à final após eliminar o Palmeiras.

No primeiro jogo da decisão, empate em 2 a 2 no Novelli Júnior. No Morumbi, contudo, o Ituano não aguentou a pressão e levou 4 a 1 do Tricolor, que levantou a única edição do pouco pomposo torneio, no dia 30 de maio daquele ano.

As equipes voltariam a medir forças em disputa eliminatória no Campeonato Paulista de 2019. Após se classificar em segundo lugar no grupo, o São Paulo chutou a desconfiança e eliminou o rival rubro-negro com duas vitórias: 2 a 1 no Morumbi e 1 a 0 no Novelli Júnior. Acabaria derrotado na final daquele Estadual para o Corinthians

SPFC jogos
SPFC jogos SPFC jogos

Tricolor nunca reverteu empate na ida jogada em casa

+ Confira os jogos, classificação e simule resultados da Copa do Brasil-23 na tabela do LANCE!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.