Comitê Executivo da Uefa aprova uma terceira competição de clubes
Em uma reunião em Dublin, na Irlanda, entidade anunciou mais um torneio nos moldes das duas principais taças, a Liga dos Campeões e a Liga Europa
Futebol|Do R7
Durante uma reunião em Dublin, na Irlanda, o Comitê Executivo da Uefa aprovou a criação de uma terceira competição de clubes no continente europeu. O torneio seria no ciclo de 2021 até 2024.
Leia também
Veja os grupos sorteados pela Uefa para as eliminatórias da Euro 2020
Koeman lamenta por Holanda cair no grupo da Alemanha nas Eliminatórias da Euro
Neymar e Mbappé marcam, mas PSG cede empate no fim e deixa de ser 100% no Francês
Sevilla só empata com o Alavés e Barcelona fecha rodada na liderança do Espanhol
Atlético de Madrid cede empate no fim e perde chance de liderar Espanhol
A nova competição, por enquanto, é chamada de Uefa Europa League 2. O formato será espelhado nos outros dois principais torneios europeus, a Liga dos Campeões e a Liga Europa.
Serão 32 equipes, divididas em oito grupos, com quatro times. Em seguida, os clubes passarão por fases eliminatórias, com oitavas, quartas, semi e final.
Uma rodada de mata-mata antes das oitavas será disputada com os times que ficaram em segundo nos grupos e os time que ocuparam a terceira colocação na fase de grupos da Liga Europa.
O presidente da Uefa, Aleksander Čeferin afirmou que a nova competição promove uma inclusão maior no continente.
- A nova competição de clubes torna a Uefa mais inclusiva do que nunca. Haverá mais jogos para mais clubes, com mais federações representadas nas fases de grupos. Esta competição foi sustentada pelo diálogo com os clubes, por meio da Associação Europeia de Clubes - disse.
A Uefa ainda informou que os detalhes finais sobre a competição, distribuição de renda e solidariedade e outros detalhes, como o nome e estratégias comerciais serão divulgados em 2019.