Com Ricardo Oliveira, Santos atinge 5 mil gols na história do Paulistão
Futebol|Do R7
Em contagem progressiva desde o início do Campeonato Paulista, o Santos atingiu uma importante marca em sua história nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Com um gol marcado aos cinco minutos do primeiro tempo na partida contra o Rio Claro, pela última rodada da primeira fase do Estadual, o Peixe atingiu 5 mil gols no Paulistão, número que diz ser um recorde entre todas as equipes do Estado.
O Santos participa do Campeonato Paulista pela centésima vez em sua história, o que garante uma média de pelo menos 50 gols por edição. Fundado em 1912, o Peixe começou a participar do Estadual na temporada seguinte e só se ausentou de duas edições, em 1914 e 1915. O primeiro título foi conquistado em 1935, e abriu uma série de 21 títulos, sendo os últimos conquistados em sequência: 2010, 2011 e 2012.
A história goleadora do Santos, entretanto, não se resume ao Campeonato Paulista. O Peixe passou a marca de 12 mil gols em 1º de fevereiro de 2014, com um tento anotado pelo atacante Gabriel. Hoje, com o gol marcado por Ricardo Oliveira, atingiu 12.131 segundo um contador que ostenta em seu site oficial. Apesar do feito ainda não ter sido reconhecido pelo Livro dos Recordes, o Santos é o clube mais goleador da história do futebol registrada.
Nas últimas semanas, o clube fez questionários e campanhas pedindo ao torcedor opiniões sobre quem seria o autor do gol 5 mil na história do Paulistão. Gabigol venceu as enquetes, e até começou jogando nesta quarta-feira, mas coube ao experiente Ricardo Oliveira a marcação do importante tento. Aos 34 anos, o camisa 9 virou vice-artilheiro do torneio com oito gols, e ainda terá toda a fase de mata-mata pela frente para aumentar seus números.
- Eu costumo dizer que gol é sempre importante, não tem mais nem menos. Mas é claro que um gol como esse marca na história, e marca de um jeito que nenhum outro vai conseguir, não tem jeito. Que bom que tenha sido importante para a equipe buscar três pontos - afirmou o camisa 9, ainda no intervalo.
Ricardo Oliveira vive processo de renovação de contrato com o Santos, e seu empresário deve fechar o acordo até o fim de 2017 em reunião com o presidente Modesto Roma Júnior. Em duas passagens pelo Peixe, ele entrou em campo 47 vezes e marcou 29 gols. Neste ano são oito gols em 14 jogos.