Futebol Com maratona de jogos, Corinthians terá clássicos durante semanas decisivas na Libertadores

Com maratona de jogos, Corinthians terá clássicos durante semanas decisivas na Libertadores

Nas semanas em que jogará contra o Boca Juniors, o Timão terá que enfrentar Palmeiras e São Paulo pelo Brasileirão

Lance
Lance

Lance

Lance

A eliminação para o São Paulo na semifinal do Paulistão trouxe para o Corinthians algo raro na sequência de temporada do clube: uma semana livre para treinos. Do início de abril até o final de maio, o Timão vai ter dois jogos por semana, seja pelo Campeonato Brasileiro, Libertadores ou Copa do Brasil.

> GALERIA - Relembre todos os técnicos estrangeiros do Corinthians

O calendário no futebol brasileiro, especialmente para equipes que disputam competições continentais, ficou apertado devido à disputa da Copa do Mundo do Catar, no fim de ano.

Dessa forma, toda a disputa da fase de grupos da Copa Libertadores ficou encavalada com a terceira fase da Copa do Brasil e as primeiras rodadas do Brasileirão.

O elenco corintiano recebeu folga na terça-feira (29), mas voltará ao CT Joaquim Grava na manhã desta quarta-feira, de olho na estreia da Libertadores contra o Always Ready, da Bolívia, em La Paz, na terça-feira (5), às 21h30. Até o próximo domingo (3), o grupo treinará todos os dias no período da manhã.

> TABELA - Confira e simule os primeiros jogos do Timão na Libertadores

ESCALADA EM LA PAZ E DESGASTE FÍSICO DO ELENCO

O desafio em La Paz será o primeiro teste na maratona de jogos do Corinthians. A delegação corintiana terá que jogar no Hernando Siles. O estádio fica 3.600 metros acima do nível do mar - a cidade de São Paulo fica a 760 metros. A situação poderia ser pior, já que Always Ready manda seus jogos em El Alto, a 4.090 metros.

Outro grande dilema para Vítor Pereira nos próximos dois meses será lidar com o desgaste físicos que não só as partidas, como a rotina de viagens podem causar nos atletas. Para chegar até Cali, onde enfrentará o Deportivo, da Colômbia, na Libertadores, a delegação brasileira terá que percorrer 6.899 quilômetros.

O treinador português admitiu que o pouco tempo de descanso entre as quartas e semifinal do Paulistão (apenas 67 horas entre os jogos) prejudicaram o time, que perdeu Fagner no primeiro tempo do duelo contra o São Paulo, com uma lesão grau 1 no músculo reto da coxa esquerda.

- Para quem jogou futebol, para quem está dentro da realidade do que ponto de vista fisiológico, é muito fácil entender que uma equipe que tem 67 horas de recuperação desde o último jogo, chega a uma semifinal e defronta outra equipe que tem mais dois dias de recuperação do que nós, não é preciso abrir o livro da sabedoria para perceber que a diferença do estado em que nossa equipe chegou é totalmente diferente, em termos de intensidade - disse o treinador corintiano.

VP falou que a semana de treinos pode ser benéfica no sentido de recuperar fisicamente os jogadores e corrigir os erros identificados por ele.

- Agora, infelizmente - ou felizmente - teremos uma semana de trabalho para corrigirmos. Neste tempo todo que estive aqui, poucas vezes tive oportunidade de ir ao campo e corrigir o que queríamos. Infelizmente estamos fora dessa competição (Campeonato Paulista) – destacou Vítor Pereira.

CLÁSSICOS DURANTE DUELOS COM O BOCA JUNIORS

Será fundamental o técnico ter à disposição o elenco na sua melhor condição física, já que entre os jogos contra o Boca Juniors na Libertadores - teoricamente o adversário mais difícil do grupo E - o Timão terá dois clássicos no Brasileirão.

No final de semana que antecede o primeiro confronto contra os argentinos, o alvinegro paulista vai protagonizar o Dérbi contra o Palmeiras no Allianz Parque, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Após o duelo de volta contra a equipe xeneize, na temida Bombonera, o time do Parque São Jorge vai medir forças com o São Paulo, rival que derrotou Vítor Pereira duas vezes nesta temporada.

Confira a maratona do Corinthians nos próximos dois meses:

1 - Always Ready x Corinthians (Libertadores) - 21h30 - 5/4 - 2.897 km
2 - Botafogo x Corinthians (Brasileirão) - 9-10-11/4 - 434,9 km
3 - Corinthians x Deportivo Cali (Libertadores) - 21h - 13/4 - 0 km
4 - Corinthians x Avaí (Brasileirão) - 16-17-18/4 - 0 km
5 - Portuguesa-RJ x Corinthians (Copa do Brasil) - 19-20-21/4 - 429 km
6 - Palmeiras x Corinthians (Brasileirão) - 23-24-25/4 - 0 km
7 - Corinthians x Boca Juniors (Libertadores) - 21h30 - 26/4 - 0 km
8 - Corinthians x Fortaleza (Brasileirão) - 30/4-1-2/5 - 0 km
9 - Deportivo Cali x Corinthians (Libertadores) - 21h - 4/5 - 6.899 km
10 - Red Bull Bragantino x Corinthians (Brasileirão) - 7-8-9/5 - 87 km
11 - Corinthians x Portugesa-RJ (Copa do Brasil) - 10-11-12/5 - 0 km
12 - Internacional x Corinthians (Brasileirão) - 14-15-16/5 - 1.132 km
13 - Boca Juniors x Corinthians (Libertadores) - 21h30 - 17/5 - 2.550 km
14 - Corinthians x São Paulo (Brasileirão) - 21-22-23/5 - 0 km
15 - Corinthians x Always Ready (Libertadores) - 21h - 26/5 - 0 km
16 - Corinthians x América-MG (Brasileirão) - 28-29-30/5 - 0 km

* os horários são de Brasília (DF)

Últimas