Com ausência de Renato Augusto, Lázaro precisará encontrar substituto no elenco do Corinthians
Maycon e Paulinho foram escolhas recentes, mas treinador corintiano também pode mudar esquema tático
Futebol|Do R7
Como o Corinthians não vai mais ao mercado em busca do substituto de Renato Augusto, o técnico precisará encontrar a alternativa para a ausência do camisa 8 dentro do elenco. O meio-campista teve confirmada uma lesão no menisco e passará por uma artroscopia, que o deixará, pelo menos, três semanas fora.
Contra o Liverpool, do Uruguai, na última quinta-feira (6), Lázaro optou por Maycon no lugar de Renato, após a lesão. A alteração surtiu pouco efeito de cara, com o camisa 7 não se adaptando bem à função e por vezes recorrendo ao volante Roni, que saiu no intervalo para a entrada de Cantillo, que organizou a saída de jogo. De todo modo, o substituto de Augusto não fez uma grande partida.
+ Luan fora da lista do Corinthians: veja 15 jogadores sem espaço nos clubes brasileiros
No compromisso anterior do Coringão, contra o Ituano, pelas quartas de final do Paulistão, Renato Augusto também não estava disponível, dessa vez por conta de um estiramento no mesmo joelho, sofrido dias antes, em um jogo contra o Santo André, também pelo Estadual. Nessa ocasião, Paulinho foi o escolhido para fazer a função. E ainda que tenha marcado, de cabeça, o gol corintiano no empate em 1 a 1, também não fez uma grande atuação. O Corinthians foi eliminado na disputa por pênaltis, em plena Neo Química Arena.
Fernando Lázaro pode insistir nessas duas alternativas ou encontrar novas soluções, que mudará a ideia tática que ele vem tentando promover no Timão. Giuliano, que iniciou a temporada jogando bem como meia pela direita, pode também atuar na esquerda e, assim, Adson pode voltar a ser o meio-campista corintiano mais próximo da área. Ou, o técnico do Corinthians pode partir por uma formação com atletas velozes pelas pontas. Assim, Róger Guedes caíria pelo lado esquerdo, e a dupla Chrystian Barletta e Pedro disputariam uma vaga pela direita. Roni, Fausto Vera e Giuliano fariam a trinca no meio-campo.
No período mínimo sem Renato, o Timão tem os dois jogos pela terceira fase da Copa do Brasil, dois compromissos pela fase de grupos da Libertadores e as três primeiras rodadas do Brasileirão. No entanto, o prazo para que o atleta volte aos gramados pode chegar a seis semanas. Se isso ocorrer, ele poderá ficar fora de três compromissos pela Liberta, sete pelo Brasileirão e dois na Copa do Brasil.