Clubes planejam Superliga da Europa, mas Uefa ameaça punição
Depois de informação, entidade máxima do futebol local afirma ser contra iniciativa e tem o apoio da Fifa
Futebol|Do R7
De acordo com reportagem publicada pelo jornal norte-americano The New York Time neste domingo (18), 12 clubes europeus planejam a criação de uma Superliga de clubes no Velho Continente. Com times de Espanha, Inglaterra e Itália, o anúncio da organização poderia ocorrer nas próximas horas.
Após a informação, entretanto, a Uefa se manifestou por meio de uma nota oficial e disse ser contra. A entidade ainda afirmou ter o apoio de ligas e federações dos três países citados, além da Fifa, para invalidar a tentativa. Clubes de Alemanha e França ficaram de fora.
De acordo com a Uefa, "os clubes em questão serão proibidos de jogar em qualquer outra competição a nível nacional, europeu ou mundial, e seus jogadores poderão ser impedidos de representar suas seleções nacionais".
A suposta criação desta Superliga Europeia vem justamente quando a Uefa pretendia anunciar mudanças na Champions League. Segundo o jornal americano, a competição teria 20 clubes, divididos em dois grupos de dez. Os quatro primeiros de cada chave avançariam, fazendo a fase eliminatória.
Os 12 clubes europeus que pretendem criar a Superliga são: Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid, na Espanha; Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham, na Inglaterra; Inter de Milão, Juventus e Milan, na Itália. Até o momento, as equipes ainda não se pronunciaram.
LEIA ABAIXO: Futebol europeu: vitória do United e show de Haaland são destaques