Clássico entre Santos e São Paulo completa 90 anos
No ano de fundação do Tricolor Paulista, Peixe recebeu o rival na Vila Belmiro pelo Paulista de 1930
Futebol|Do R7

Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro completa 90 anos nesta segunda-feira. Santos e São Paulo se enfrentaram pela primeira vez no dia 11 de maio de 1930, pela oitava rodada do Campeonato Paulista daquele ano.
Leia mais: 17 dos 20 clubes do Brasileirão reduziram salários dos jogadores
O Tricolor, inclusive, foi o último adversário do Peixe antes da paralisação do futebol, por conta da pandemia do novo coronavírus. No dia 14 de março, pela 11ª rodada do Paulistão, no Estádio do Morumbi, o Alvinegro Praiano saiu na frente, com gol de Arthur Gomes, mas sofreu a virada no segundo tempo, com dois gols do atacante Pablo.
O primeiro jogo
O Campeonato Paulista de 1930 marcou o início da transição do futebol do Estado de São Paulo do amadorismo para a profissionalização, que veio acontecer três anos depois. Entre 1926 e 1929 foram promovidos duas competições, um organizado pela Associação Paulista dos Esportes Atléticos (APEA), que buscava tornar o esporte uma atividade profissional, e a Liga de Amadores do Futebol (LEF), encabeçada por um dos principais clubes à época, o Paulistano.
O Peixe optou por disputar o Estadual organizado pela APEA e vinha de três vice-campeonatos consecutivos, sendo derrotado na decisão por Palestra Itália (1927) e Corinthians, por dois anos consecutivos (1928 e 1929).
No dia 11 de maio, o Santos, então invicto, com seis vitórias e um empate, recebeu o São Paulo, na Vila Belmiro. O clássico também marcou o encontro de dois grandes jogadores do futebol à época: do lado santista, Feitiço, e do lado são paulino, Friedenreich – ambos foram decisivos no resultado final.
O Peixe, comandado por Platero, veio a campo com: Athiê; Aristides e Meira; Roberto, Júlio e Alfredo; Omar, Camarão, Feitiço, Strauss e Evangelista.
Veja também: Comerciantes e voluntários promovem onda de solidariedade em meio à pandemia
O Alvinegro Praiano saiu atrás do placar com gol de Luisinho, aos oito minutos do primeiro tempo, mas empatou sete minutos depois, aos 15, com Camarão. A partida caminhava para o fim, quando aos 40 minutos do segundo tempo, Feitiço virou o confronto a favor do Santos. Mas, Friedenreich não deixou por menos e aos 45 minutos da etapa final empatou novamente o jogo e deu números finais, 2 a 2.
Pós-clássico
O Campeonato Paulista de 1930 foi disputado por pontos corridos durante todo aquele ano, encerrando-se, inclusive, no dia 4 de janeiro de 1931. Portanto, o Alvinegro Praiano reencontrou-se com o São Paulo no dia 23 de novembro, com novo empate, dessa vez 3 a 3, no Chácara da Floresta.
O Alvinegro Praiano chegou à última rodada da competição precisando vencer o Corinthians, na Vila Belmiro, para sagra-se campeão. As duas equipes estavam empatadas com 40 pontos, mas o Peixe foi goleado por 5 a 2 e o time de Parque São Jorge sagrou-se tricampeão Estadual e o Santos foi ultrapassado pelo São Paulo (vice) e Palestra Itália (terceiro), terminando aquele Paulistão na quarta colocação.
Retrospecto do San-São
Santos e São Paulo se enfrentaram 311 vezes, com 134 vitórias do Tricolor, 104 do Peixe e 73 empates. 962 gols foram marcados no confronto, 515 são paulinos e 447 santistas. A Vila Belmiro foi o estádio que mais recebeu o clássico, 107 vezes. Já o Morumbi, casa do Tricolor, mandou o confronto em 103 oportunidades.
Em 1956, o jornalista Tomás Mazzoni, do jornal “A Gazeta Esportiva” apelidou a partida como San-São, unificando a inicial das duas equipes.
Eles são 'velhinhos', mas ainda valem muito dinheiro no futebol
Apesar da pandemia global do novo coronavírus, o mercado da bola não para. Com isso, o site 'Transfermarkt' montou uma lista com os 10 jogadores mais valiosos acima dos 38 anos no futebol mundial. Todos os jogadores presentes no ranking nasceram no ano...
Apesar da pandemia global do novo coronavírus, o mercado da bola não para. Com isso, o site 'Transfermarkt' montou uma lista com os 10 jogadores mais valiosos acima dos 38 anos no futebol mundial. Todos os jogadores presentes no ranking nasceram no ano de 1981. Confira os nomes na galeria a seguir, tem brasileiro na lista!