Futebol Chegada de Romero escancara tendência do Corinthians no mercado

Chegada de Romero escancara tendência do Corinthians no mercado

Timão é a clube que possui mais jogadores repatriados na Série A do futebol brasileiro

Lance
Lance

Lance

Lance

Ángel Romero foi o primeiro reforço do Corinthians para 2023, e a chegada do atleta de 30 anos comprova a fama recente do Timão em repatriar jogadores que já tiveram alguma história no clube do Parque São Jorge.

+ Confira quem sai, quem fica e as movimentações do Timão no mercado

Com o atacante paraguaio, o Alvinegro é o clube com mais atletas recontratados na Série A do futebol brasileiro. Fábio Santos, Gil, Balbuena, Maycon, Paulinho, Renato Augusto e Romero são os jogadores do elenco que foram repatriados nos últimos anos.

O foco da diretoria nas últimas temporada tem sido não investir grandes quantias em negociações para estancar a dívida do clube, mas a recontratação destes medalhões foram oportunidades de mercado, tendo em vista que na maioria o Timão arcou apenas com os vencimentos salariais.

O primeiro jogador repatriado da lista foi o zagueiro Gil, que depois de três anos defendendo as cores do Shandong Luneng rescindiu com a equipe chinesa e voltou ao Corinthians em 2019. Desde então, é titular absoluto na defesa corintiana.

+ Veja tabela e simule os jogos do Paulistão 2023

Em outubro de 2020, o Timão anunciou o retorno de Fábio Santos. O lateral-esquerdo havia sido vendido a Cruz Azul, do México, em 2015, e passou quatro temporadas no Atlético-MG antes de acertar sua rescisão e voltar ao clube do Parque São Jorge. Com 37 anos, ele está com a renovação encaminhada para seu último ano de carreira.

Uma das principais contratações da gestão do presidente Duílio Monteiro Alves foi a volta de Renato Augusto. A negociação se arrastou por algumas semanas, mas o meia conseguiu a rescisão com o Beijing Guoan, da China, e mesmo com lesões, foi decisivo tanto em 2021 quanto em 2022.

Outra contratação badalada foi a volta de Paulinho, um dos principais ídolos do Corinthians e responsável por momentos de muita importância para o torcedor corintiano, especialmente em 2012. Após ter o contrato rescindido com o Al Ahli, da Arábia Saudita, e um longo período de negociação e espera, o Timão confirmou Paulinho como primeiro reforço para 2022. Em maio, o camisa 15 rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, mas após seis meses de recuperação, ele está 100% e pronto para a nova temporada do clube.

Na janela do meio do ano, o Corinthians aproveitou a instabilidade entre Rússia e Ucrânia devido a guerra entre os dois países e acertou os retornos de Balbuena e Maycon. A primeira passagem do zagueiro paraguaio no Timão foi entre 2016 e 2018, e ele está emprestado pelo Dínamo Moscou até julho de 2023 no clube do Parque São Jorge.

Já Maycon é Cria do Terrão e foi importante nos títulos paulistas de 2017 e 2018, além do Brasileirão de 2017. Ele foi cedido por empréstimo pelo Shakhtar Donestsk ao clube alvinegro até o final de 2022. A diretoria do Corinthians trabalha para manter em definitivo tanto Balbuena quanto Maycon.

Últimas