Futebol Champions League: sorteio das oitavas mostra queda atrativa, mas entrega duelos equilibrados

Champions League: sorteio das oitavas mostra queda atrativa, mas entrega duelos equilibrados

PSG deve ter trabalho contra a Real Sociedad; Atlético de Madrid e Inter de Milão fazem jogo mais parelho da fase

Lance

O sorteio da Champions League, realizado nesta segunda-feira (18), definiu os jogos que serão disputados na fase de oitavas de final, entre fevereiro e março de 2024. O mata-mata terá seu início neste estágio, e será decidido na final em Londres, no dia 1 de junho.

➡️ Veja como foi o sorteio da Champions

Entre as partidas que foram definidas, a mais equilibrada por cima fica por conta de Atlético de Madrid e Inter de Milão, que iniciam o duelo na Itália e decidem a vaga na Espanha. Real Madrid, Manchester City e Bayern de Munique devem ter vida fácil, enquanto a Real Sociedad deve dar trabalho ao PSG. Confira com o Lance! uma breve análise dos jogos da Champions.

⚽ PORTO x ARSENAL
O primeiro duelo sorteado promete um certo equilíbrio, mas com favoritismo dos Gunners. O Porto está na briga pela liderança do Português e fez campanha positiva na fase de grupos, contando com os brasileiros Pepê, Evanilson e Galeno. Porém, a temporada altamente consistente do Arsenal leva a um aumento das chances de qualificação, ainda mais por decidir em Londres.

Entre 2006 e 2010, as duas equipes se encontraram seis vezes, com três triunfos ingleses, dois portugueses e um empate. Porém, é bom o time de Arteta abrir o olho: na última Europa League, mesmo decidindo em casa, outro time luso conseguiu classificação na fase de oitavas. Na ocasião, o Sporting arrancou dois empates, e triunfou nos pênaltis, com Gabriel Martinelli desperdiçando sua cobrança.

⚽ NAPOLI x BARCELONA
O segundo confronto envolve uma mística gigante de "Dios". Napoli e Barcelona, clubes pelos quais Diego Maradona passou, se enfrentam pela vaga nas quartas. Os Partenopeus, em caso de avanço, igualarão a melhor campanha de sua história, alcançada na última temporada sob o comando de Luciano Spalletti. Apesar disso, o Barça chega em momento menos oscilante, e tem leve superioridade no papel.

As duas equipes se encontraram recentemente em mata-matas continentais: nas oitavas da Champions de 2019-20, e nos 16 avos da Europa League de 2021-22. Nos quatro jogos, foram duas vitórias catalãs e dois empates, sem triunfos para os napolitanos.

➡️ Europa League: sorteio define os confrontos dos 16 avos de final

⚽ PARIS SAINT-GERMAIN x REAL SOCIEDAD
Um dos jogos mais equilibrados, o PSG de Mbappé duela com a Real Sociedad. O grande trabalho feito por Imanol Alguacil faz com que as chances dos espanhóis de avançarem não seja pequena, além do fato de ser muito forte no Anoeta. Porém, há de se levar em consideração que o Paris é um time mais frequente na competição, e tem mais possibilidades de entender as circunstâncias de um jogo de mata-mata.

Até fevereiro, tudo pode mudar, tanto para pior como para melhor nas duas equipes. Mas se o jogo acontecesse nesta semana, os Txuri-urdin chegariam como favoritos à vaga nas quartas. Os parâmetros são poucos: este será o primeiro jogo oficial entre as duas equipes na história. Minimamente, será interessante.

⚽ INTER DE MILÃO x ATLÉTICO DE MADRID

A partida mais parelha desta fase ficará por conta do atual vice-campeão contra um time que sonha em levantar a taça pela primeira vez. Inter de Milão e Atlético de Madrid: dois times de pensamentos táticos parecidos, esquemas semelhantes e treinadores inteligentes. Simeone e Inzaghi farão um duelo de ideias, onde, hoje, não há favoritos.

Este duelo marcará o reencontro de Simeone com a Inter, clube pelo qual atuou entre 1997 e 1999. Desde que assumiu o time colchonero, nunca entrou em embate com os Nerazzurri. O jogo mais recente entre as duas equipes aconteceu na Supercopa Europeia de 2010, quando Reyes e Aguero marcaram e deram o título ao Atleti.

⚽ PSV x BORUSSIA DORTMUND
O reencontro de um renegado em ascensão. O duelo entre PSV e Borussia tem como personagem principal o treinador Peter Bosz, que vive grande momento na Holanda e lidera o campeonato. Ainda assim, o Borussia chega um passo à frente, pela ótima fase de grupos que fez. A confiança dos aurinegros está em dia, já que passou em primeiro no grupo da morte, cotado para ser lanterna em chave com Newcastle, Milan e PSG.

No raio-x do confronto, um brasileiro marcou seu nome. Os únicos encontros entre as duas equipes aconteceram na fase de grupos de 2002-03; além de um empate, os alemães venceram um dos jogos por 3 a 1, com direito a gol do ex-atacante Amoroso.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

⚽ LAZIO x BAYERN DE MUNIQUE

Em um dos duelos onde há grande superioridade, o Bayern de Munique enfrenta a Lazio em um jogo que tem tudo para ser tranquilo. Decidindo em casa, os bávaros fizeram 16 pontos de 18 possíveis na fase de grupos, enquanto os Aquiloti passaram em segundo no grupo E.

O reencontro com o time italiano é especial para Jamal Musiala. Na goleada pela ida das oitavas de 2020-21, o jovem craque marcou seu primeiro gol em Champions. A vitória por 4 a 1 foi completada por Sané, Lewandowski e um gol contra de Acerbi; Joaquín Correa descontou na ocasião. A volta foi marcada por novo triunfo alemão: 2 a 1, com tentos de Lewa e de Choupo-Moting.

⚽ COPENHAGEN x MANCHESTER CITY
Outro jogo de ampla disparidade entre os oponentes é o duelo entre Copenhagen e Manchester City. Com duas vitórias inglesas e dois empates no raio-x do confronto, os Citizens ganharam um confronto fácil na ansiedade por espantar a má fase vivida na Premier League.

O Mundial de Clubes pode ser um termômetro para os comandados de Pep Guardiola. Mesmo com a presença de um sólido trabalho de Diniz no Fluminense, o favoritismo pela conquista é grande. Caso aconteça uma surpreendente derrota, a pressão aumentaria na corrida por títulos de âmbitos nacionais e continentais.

⚽ RB LEIPZIG x REAL MADRID
Fechando a fase de oitavas de final, o Real Madrid de Vini Jr e Bellingham enfrenta o RB Leipzig, mas sabe que é importante estar de olhos abertos. Lidando com muitos desfalques por lesão, os merengues terão a janela de janeiro para reforçar o elenco e se preparar do jeito certo. Ainda assim, há favoritismo em favor dos espanhóis.

Já os alemães, querendo surpreender, tem o desejo de voltar a fazer uma campanha longínqua. Sua melhor trajetória foi em 2019-20, quando chegou às semifinais, caindo para o PSG de Neymar. Nas últimas duas temporadas, foram duas quedas nas oitavas, chegando para o embate com os merengues com o objetivo de evitar nova queda neste estágio.

Últimas