Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Caso Rubiales: federação espanhola ameaça desligamento da Uefa

Medida poderia afastar os clubes espanhóis de disputar a Champions League

Futebol|Do R7


Lance
Rubiales em evento da RFEF (Foto: Pierre Phillipe Marcou/AFP)

Além da influência na seleção nacional, o caso Rubiales pode acarretar em problemas para os clubes ligados à Real Federação Espanhola de Futebol. Segundo o portal "Onda Cero", Andreu Camps, secretário-geral da entidade, enviou um comunicado à Uefa solicitando o apoio a Luis Rubiales após o mandatário ter sido acusado de violência sexual contra Jennifer Hermoso, após o título da Copa do Mundo Feminina.

Além da solicitação, a RFEF utilizou como estratégia um pedido para que o órgão continental faça uma ameaça ao Governo espanhol, afirmando que seria prejudicial para o país a suspensão da seleção espanhola para a Eurocopa de 2024 e dos clubes como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid na Champions League.

A tomada de decisão se deu após alguns comentários e acusações feitas por membros do governo local. Palavras como "agressão" e "violência sexual" foram utilizadas pela vice-presidente do país, Yolanda Díaz, assim como pessoas ligadas ao Conselho Superior de Esportes, como Víctor Francos, que atua no cargo de presidente. A situação com Francos é decepcionante para Rubiales, que sempre lhe favoreceu em conflitos contra outros órgãos do país.

+ Federação Espanhola de Futebol convoca reunião urgente para investigar caso Rubiales

Publicidade

O problema que pode levar à suspensão da federação espanhola aconteceu após a final da Copa do Mundo Feminina. Luis Rubiales fez um gesto obsceno com a parte genital, apontando para o campo; a ação não foi recebida da melhor forma pelo público, já que o mandatário estava ao lado da rainha Letizia Ortiz. Além disso, após descer para a premiação, Rubiales deu beijos no rosto de todas as atletas, mas na craque Jennifer Hermoso, o beijo foi na boca.

Organizações nacionais e mundiais fizeram críticas à postura do chefe e entraram com processos, que ainda estão em andamento. A Uefa, porém, ainda não deu seu posicionamento, já que o presidente Aleksander Ceferin é amigo próximo de Rubiales e ambos mantém uma relação muito cordial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.