Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bragantino e Botafogo: Empresa reconhece erro de calibragem do VAR, mas cita que decisão foi correta

Equipe paulista cobrou explicações da CBF sobre a utilização da linha para anular o gol de Artur. Entidade divulgou o áudio da análise do lance, e a Hawk-Eye publicou uma carta

Futebol|

Lance
Lance Lance

Em meio aos lances polêmicos na vitória do Botafogo sobre o RB Bragantino, a Hawk-Eye, empresa responsável por operar o VAR, admitiu que houve erro de calibragem, porém afirmou que a decisão de anular o gol de Artur foi correta. A CBF divulgou os áudios da cabine do VAR.

+ Sem Vinícius Lopes, veja como Luís Castro pode escalar o Botafogo contra o Cuiabá pelo Brasileirão

Durante a partida, o Massa Bruta teve dois gols anulados e um possível pênalti de Víctor Cuesta em Helinho. No lance, o árbitro de campo Ramon Abatti Abel fez a checagem no VAR e deu sequência ao jogo.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Publicidade

Na ocasião, Artur completou um lançamento para o fundo das redes, por cobertura, quando a partida ainda estava empatada por 0 a 0, mas o impedimento foi assinalado. A linha traçada causou a revolta dos torcedores da equipe de Bragança Paulista.

Depois do jogo, o treinador Maurício Barbieri questionou, enquanto o clube paulista cobrou explicações da CBF sobre como a linha foi utilizada para compreender o lance. Na quarta-feira, a comissão de arbitragem da entidade divulgou os áudios do VAR e a carta da Hawk-Eye reconhecendo que houve erro de calibragem.

Publicidade

+ Ofensivo, fazedor de gols e destaque do Mundial: quem é Carlos Eduardo, novo jogador do Botafogo

No áudio divulgado pela CBF, a equipe responsável por operar o VAR delimita o ponto de contato de Sorriso com a bola. Durante a análise, os profissionais tiveram dúvida para selecionar o jogador que seria utilizado como referência para a análise. O escolhido foi Philipe Sampaio, penúltimo defensor na linha com Artur.

Publicidade

Confira a carta divulgada pela empresa Hawk-Eye, responsável pelo VAR:

Durante a partida BRAGANTINO x BOTAFOGO no dia 4 de julho, tivemos um incidente que afetou o uso correto da tecnologia de linha de impedimento virtual durante uma revisão de VAR.

O problema foi causado pela posição da câmera de transmissão usada para essa decisão específica de impedimento, o que significa que uma calibração suficiente não pôde ser alcançada neste exato momento.

Infelizmente, o processo operacional correto não foi seguido para mitigar o efeito desse problema, e garantiremos que os mesmos sejam revisados e aprimorados para evitar tais situações no futuro.

Gostaríamos de enfatizar que a tecnologia de linha de impedimento virtual estava totalmente funcional em ambos os lados deste incidente e podemos confirmar retrospectivamente que a decisão correta foi tomada pelo VAR no momento com o gol sendo anulado corretamente.

Pedimos desculpas à CBF, às duas equipes e aos torcedores pelo problema ocorrido e gostaríamos de reiterar nosso compromisso com a inovação e aprimoramento contínuos para continuar tornando o jogo mais justo e agradável para todos os envolvidos neste belo esporte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.