Botafogo traça objetivo de ter período completo na pré-temporada

Comitê de futebol, alinhado com Alberto Valentim e Valdir Espinosa, entende que é preciso abrir mão de algumas rodadas do Estadual para uma preparação mais complexa no ES

Lance

Lance

Lance

O Estádio Nilton Santos foi o primeiro destino do Botafogo em 2020, mas não será o local mais frequente para os comandados de Alberto Valentim no começo de janeiro. A pré-temporada do Alvinegro será finalizada no China Park, hotel-fazenda localizado em Domingos Martins, no Espírito Santo.

O comitê de futebol coloca grandes expectativas neste período de treinos. O grupo que lidera as decisões do Alvinegro entende que é necessário ter tempo para trabalhar questões táticas. O Botafogo ficará do dia 12 até o dia 24 de janeiro no China Park, local já conhecido da delegação alvinegra - o Glorioso fez a pré-temporada no Espírito Santo em 2015 e 2016.

- Vamos para o Espírito Santo e lá teremos um jogo-treino. Ainda não está definida a equipe que vai jogar os dois primeiros jogos do Carioca, mas não serão titulares. Estamos atendendo um pedido do Valentim de ter uma pré-temporada maior. O Botafogo não teve isso na temporada passada e pagou o preço. Logo depois do Estadual nós teremos a Copa do Brasil, é importante se preparar - afirmou Valdir Espinosa, diretor de futebol, na última quarta-feira, data da reapresentação do elenco.

Como as datas batem com o início do Campeonato Carioca, o Botafogo, consequentemente, não usará os jogadores principais nas duas primeiras rodadas do Estadual. Se o Alvinegro for eliminado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de forma precoce, a equipe sub-20, comandada por Marcos Soares, jogará a competição regional.

- Estamos conversando com o Valentim. Os jogadores principais que estarão viajando lá ficarão. O time sub-20 depende da classificação da Copinha; se for eliminada antes, eles vão jogar no Carioca. Estamos vendo com o treinador para definir as opções - completou o dirigente.

Se o time sub-20 continuar avançando na Copinha, a tendência é que alguns jogadores - em grande maioria reservas ou jogadores que não estão nos planos da diretoria para o decorrer de 2019 - retornem mais cedo do Espírito Santo e formem, ao lado de jogadores da base que não viajaram para São Paulo, uma equipe alternativa para as rodadas iniciais do Campeonato Carioca.