Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Botafogo recusa acordo do Carioca e cita 'privilégios individuais'

Da mesma forma que o Vasco, Alvinegro não concorda com distribuição de valores da transmissão do estadual de 2023

Futebol|

Lance
Lance Lance

O Botafogo recusou assinar o acordo de transmissão do Campeonato Carioca 2023. Neste sábado, o clube emitiu uma nota dizendo que não vai participar de negociações com privilégios individuais, que mantém um modelo que prejudica o futebol brasileiro.

A exemplo do Vasco, o Alvinegro não vai compactuar com a distribuição proposta. No caso, o Flamengo receberia R$ 18 milhões, enquanto o Cruz-Maltino e o Glorioso R$ 9 milhões cada um. O Fluminense ainda não entrou em acordo nem se manifestou.

O Botafogo vai oficializar a decisão junto à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) em breve. Para o clube, as negociações do acordo estão sendo obscuras. Além disso, citou a discussão sobre constituição de uma Liga, que deve corrigir distorções e, com isso, gerar equilíbrio esportivo e aumento da competitividade.

Confira a nota na íntegra:

Publicidade

"Em reunião de diretoria com a presença do acionista majoritário John Textor, neste sábado (3), em Londres, o Botafogo decidiu não assinar o modelo comercial proposto pela FERJ para a transmissão do Campeonato Carioca de 2023 e vai oficializar a decisão à entidade nas próximas horas.

1. O futebol brasileiro vive um momento de profundas discussões sobre a constituição de uma Liga sob um novo modelo e fórmula de distribuição de receitas que incentive a chegada de investidores, corrija distorções, gere o equilíbrio esportivo e aumento da competitividade - para benefício de todo o ecossitema.

Publicidade

2. O Botafogo não vai aceitar participar de um acordo em que há obscuridão nas negociações, privilégios individuais e a manutenção de um modelo histórico que tanto prejudica o futebol no país. É incoerente com o que pensamos para o futuro e certamente uma decisão que contraria as melhores práticas.

3. O Botafogo lamenta a condução do processo e defende que os clubes se unam em prol de interesses coletivos, e que seja sempre esse o pilar fundamental de todas as decisões.

4. Diante disso, o Botafogo planeja o início de temporada visando administrar a utilização do elenco da maneira mais benéfica com foco na preparação para a Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileiro. Isso significa que o Botafogo vai disputar o Carioca e também viajar aos Estados Unidos para importantes jogos preparatórios contra times da MLS e da América do Sul."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.