Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Boas atuações de Diogo Barbosa pelo Fluminense evitam 'dor de cabeça' para Fernando Diniz

Jogador tem suprido à altura a ausência de Marcelo e mostra ser um acerto do clube no mercado

Futebol|Do R7


Lance
Diogo Barbosa marcou o gol da vitória contra o Fortaleza (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Diogo Barbosa foi o herói do Fluminense no fim de semana. No domingo (3), o Tricolor venceu o Fortaleza por 1 a 0, no Raulino de Oliveira, pela 22ª rodada do Brasileirão, com gol do lateral esquerdo, que está suprindo a ausência de Marcelo com boas atuações e mostrando que pode ser útil para a sequência da temporada. Mais do que isso, Diogo soluciona um problema que vinha se tornando crônico: desde 2022, o Flu enfrenta dificuldades com as peças para a lateral. As improvisações com Calegari e Alexsander, a irregularidade de Cris Silva e a lesão de Jorge foram algumas das adversidades.

Os problemas pareciam resolvidos com a contratação de Marcelo. O jogador chegou ao Fluminense entregando atuações de gala e elevando exponencialmente o desempenho do time, com direito a gol e título em final de Carioca contra o Flamengo. Apesar disso, Marcelo apresentou problemas físicos e ficou fora de alguns de jogos.

+Veja a tabela do Brasileirão

Na teoria, o reserva imediato de Marcelo era Alexsander, que foi improvisado na posição por diversas vezes, mas que se estabilizou entre os titulares no meio-campo. No entanto, a cria de Xerém se lesionou e abriu uma nova lacuna no elenco. Sem o titular e com o possível reserva também machucado, o Fluminense teve que ir ao mercado para contratar um novo lateral esquerdo. Dessa forma, Diogo Barbosa foi contratado.

Publicidade

Alvo de críticas no Grêmio, Diogo não foi bem recebido por alguns torcedores inicialmente. Porém, passo a passo ele foi driblando essa desconfiança. E em um cenário crítico, com a suspensão de Marcelo na Libertadores e depois a nova lesão do ex-atleta do Real Madrid. Mas como Diogo Barbosa conseguiu dar 'volta por cima' e evitar uma dor de cabeça para Fernando Diniz?

LINHA DO TEMPO

Publicidade

1° - Nas oitavas de final da Libertadores, contra o Argentinos Juniors, após a expulsão de Marcelo, Diogo ajudou o Fluminense a empatar o jogo na Argentina e trazer a decisão para o Maracanã. Em casa, como titular, o Fluminense se classificou e Diogo Barbosa saiu muito elogiado pela torcida. A solidez defensiva e a velocidade para sair em transição foram os principais pontos que fizeram o lateral se sobressair.

2° - O jogo seguinte foi contra o Palmeiras. Suspenso apenas na Libertadores, Marcelo jogou a partida inteira e teve uma atuação de gala. O jogador foi o grande craque da vitória por 1 a 0. Com isso, a torcida se manteve desconfiada sobre o quanto Marcelo faria falta nos duelos contra o Olimpia.

Publicidade

3° - Contra os paraguaios, no entanto, Diogo foi irretocável no Maracanã e no Defensores Del Chaco. O equilíbro do Flu nos dois jogos passa muito pelas atuações do lateral, principalmente por conta do seu vigor físico. Apesar de obviamente não ter a criatividade e presença ofensiva de Marcelo, Diogo Barbosa foi útil no ataque utilizando sua velocidade e muito seguro na defesa quando foi exigido. O Tricolor se classificou para as semifinais da Libertadores.

4° - Além da suspensão na Libertadores, Marcelo ficou de fora dos últimos jogos no Brasileirão também por conta de uma lesão. Por isso, contra o Fortaleza, Diogo Barbosa foi titular novamente. E teve uma atuação parar coroar a ótima sequência. Em uma tarde apagada do Fluminense, Diogo salvou o time com um golaço de perna direita no finalzinho da partida e saiu de campo como um dos heróis do triunfo por 1 a 0.

+Saiba todas as chances do Fluminense no Brasileirão

*PEDRO BRANDÃO sob a supervisão de Victor Mendes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.