Biografia traz o lado original do Doutor Sócrates
Livro sobre a vida do ex-craque corintiano será lançado no próximo dia 8 em São Paulo
Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7

Um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro, o ex-jogador Sócrates, terá sua biografia lançada no próximo dia 8, em São Paulo. A obra tem autoria do jornalista Tom Cardoso e busca trazer para o público passagens da vida do ídolo, considerado o mais original jogador da história do país e talvez até do futebol mundial.
Com o sugestivo título de Sócrates - A história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro, o livro, cujo preço é R$ 29,90, deixa claras estas características que fizeram de Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira um personagem tão único quanto seu sobrenome. O autor, de 41 anos, que acompanhou a carreira do ex-craque, não vê ninguém similar a ele no cenário futebolístico nacional.
—Podemos nos lembrar da questão da bebida e compará-lo a Garrincha, mas para por aí, porque Garrincha não tinha o lado político. Tostão também era diferenciado, médico como o Sócrates, mas não liderou campanhas pela liberdade dos jogadores. Casagrande era um líder da Democracia Corintiana, mas não exercia uma liderança tão grande quanto a do Sócrates. Não há ninguém que se aproxima dele em sua plenitude.
Sócrates também era médico e, por isso, no auge da carreira, pelo Corinthians, recebeu o apelido de Doutor. Ele ajudou a transformar o futebol brasileiro em um momento em que o país lutava por democracia também na política.
Foi Sócrates um dos idealizadores da Democracia Corinthiana, movimento que, em 1982, levantou bandeiras em prol da liberdade dos jogadores. Dois anos depois, Sócrates emprestou sua imagem de ídolo ao Movimento Diretas Já, participando de comícios épicos, que exigiam a volta das eleições diretas para presidente da República, algo que não ocorria desde o golpe militar vinte anos antes.
Petros é absolvido e Corinthians continua na luta pelo Brasileirão
Cardoso, porém, não se atém aos aspectos fora de campo do ex-craque. Ele aponta também para a impressionante performance de Sócrates como jogador, superando a falta de boas condições físicas e o pouco apreço pelos treinamentos para chegar a capitão de uma seleção brasileira que encantou o mundo. Apesar das adversidades na preparação, ele demonstrava uma genialidade dentro de campo poucas vezes vista em qualquer jogador.
Sócrates morreu em 4 de dezembro de 2011 em função de problemas decorrentes do consumo de álcool. Para Cardoso, se o ex-jogador tivesse se dedicado mais à parte física, o que não fez por pura opção, teria ido ainda mais longe no futebol.
—Como meia ele fez 172 gols pelo Corinthians, algo difícil por causa de sua posição em campo. Se o Sócrates cuidasse de sua preparação, ele seria superior ao Zidane, um jogador de estilo similar. Sócrates tinha até mais técnica do que ele.
SERVIÇO:
LIVRO: SÓCRATES - A história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro (Editora Objetiva, 264 páginas).
LANÇAMENTO: 8 de novembro de 2014
LOCAL: Blooks Livraria - Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, São Paulo)
HORÁRIO: das 17h às 22h
* A partir de 1º de novembro haverá pré-venda pela Internet, no site da Livraria da Folha