Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Barcelona x Real Madrid: a história de El Clásico na Copa do Rei

Gigantes espanhóis possuem momentos marcantes nos clássicos da tradicional competição de mata-mata do país ibérico

Futebol|

Lance
Lance Lance

Mais um capítulo será escrito na centenária história de rivalidade entre Real Madrid e Barcelona. Nesta quinta-feira, as duas equipes disputarão o 36° clássico entre eles pela Copa do Rei. Será um novo episódio dividido em dois atos: o primeiro, no Santiago Bernabéu, e o segundo no Camp Nou. As duas equipes entram em campo às 17h. Confira, a partir de agora, um balanço do LANCE! com alguns dos mais emblemáticos enfrentamentos entre os dois gigantes pelo torneio mata-mata.

OS PRIMÓRDIOS

O primeiro clássico em competições oficiais entre Barcelona e Real Madrid aconteceu em 1916 e foi justamente na Copa do Rei. Assim como neste ano, foi nas semifinais. O Barça venceu por 2 a 1 no primeiro confronto de quatro que definiriam a fase. Os outros três duelos da série ficaram em 4 a 1 para o Madrid, um empate em 6 a 6 e uma vitória dos merengues por 4 a 2 no desempate. E em todos os jogos, quem marcou para os madrilenhos foi Santiago Bernabéu, jogador que depois se tornou presidente e, até hoje, dá nome ao estádio do clube da capital.

+ Just Fontaine morre aos 89 anos: saiba quais são os 22 maiores artilheiros da história das Copas do Mundo

Publicidade

NAS DECISÕES

Na história, Real Madrid e Barcelona disputaram seis finais de Copa do Rei. A primeira vez foi no ano de 1968, com os culés vencendo pelo placar mínimo. O troco merengue veio em 1974, com uma goleada por 4 a 0. Depois disso, o Barcelona venceu outras duas finais: 2 a 1 em 1983 e 2 a 0, durante a era Cruyff.

Publicidade

Já na década passada, os dois clubes disputaram entre si duas decisões, todas elas em Valência. E nas duas deu Real Madrid. A primeira foi no auge da rivalidade entre Guardiola e Mourinho, com Messi e Cristiano Ronaldo envolvidos em uma grande disputa individual. E o gajo decidiu com um gol de cabeça na prorrogação, dando o troco da eliminação na semifinal da Champions na mesma temporada.

A outra aconteceu três temporadas depois, em 2014, com mais uma vitória merengue na prorrogação. Di María abriu o placar para o Madrid. Bartra empatou para os culés e provou do próprio veneno quando, na prorrogação, foi deixado a comer grama por Bale, que arrancou em velocidade de maneira impressionante pelo lado esquerdo e tocou na saída do goleiro para fazer o gol do título.

Publicidade

UMA DÉCADA RECHEADA

Contando as últimas duas finais, em 2011 e 2014, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram por cinco vezes de 2010 até o ano atual e com vantagem merengue. Contando os jogos de ida e volta nos embates de mata-mata, culés e merengues fizeram oito jogos entre si, com vantagem para o Madrid: três vitórias contra duas do Barça e três empates.

Em 2012, deu Barcelona nas quartas de final. Os culés venceram no Bernabéu por 2 a 1 e, na volta, um empate em 2 a 2. No ano seguinte, nas semis, seria a vez de Cristiano Ronaldo calar o Camp Nou com dois gols. Varane chegou a abrir 3 a 0. Os culés diminuíram com Alba. No jogo de ida, as duas equipes tinham empatado com gols do zagueiro francês e de Fábregas para o Barça.

O último duelo entre as duas equipes aconteceu em 2019, também nas semifinais. Na ida, empate na Catalunha com gols de Vázquez para o Real e Malcom para o Barcelona. Na volta, um show de Luis Suárez em Madri: dois gols do uruguaio na vitória por 3 a 0 e um contra de Varane classificaram os blaugranas para a decisão.

DADOS

Na história, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram 35 vezes. São 15 vitórias para o Barça e 12 para o Real, além de 12 empates. São 67 gols a favor dos catalães contra 65 dos madrilenhos. Além disso, o Barça venceu mais jogos fora de casa: cinco triunfos no Bernabéu contra três do Madrid, no Camp Nou. O clássico será o primeiro na década, em Copas do Rei, e mais um nesta centenária história que, ao todo, conta com 185 duelos travados entre as duas forças.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.