Barça anuncia demissão de Valverde; Quique Setién é o novo treinador

Treinador já estava pressionado no cargo há bastante tempo, mas só agora deixa o clube. Eliminação na semifinal da Supercopa da Espanha foi a gota d'água

Lance

Lance

Lance

O que todos já esperavam agora é oficial: Ernesto Valverde não é mais técnico do Barcelona. Na noite desta segunda-feira o clube catalão anunciou a saída do espanhol de 55 anos do comando da equipe. Quique Setién, ex-Bétis, será o novo treinador blaugrana.

Contestado pelo desempenho do time há bastante tempo, o atual bicampeão espanhol não resistiu à eliminação para o Atlético de Madrid na semifinal da Supercopa da Espanha, na última quinta-feira. Apesar do presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, ter garantido a permanência do técnico na sequência da temporada, o espanhol foi avisado na manhã de hoje que não seguiria.

Pesam contra Valverde as recentes eliminações na Liga dos Campeões. Há duas temporadas, o time culé foi eliminado pela Roma nas quartas de final de forma traumática. Após vencer o primeiro jogo em casa por 4 a 1, o Barça sofreu um revés de 3 a 0 no jogo de volta e deu adeus à competição. Na temporada passada, nova eliminação doída. O time espanhol venceu o primeiro jogo da semifinal contra o Liverpool por 3 a 0 e foi derrotado no jogo de volta por 4 a 0.

Valverde deixa o clube da Catalunha com 145 jogos em duas temporadas e meia. Foram 97 vitórias, 32 empates e 16 derrotas, o que dá um aproveitamento de 74%. Sob o comando dele, o Barcelona ganhou dois títulos do Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha.

QUIQUE SETIÉN É O NOVO TÉCNICO
Como informado anteriormente, o novo treinador será o espanhol Quique Setién, de 61 anos. O contrato do novo técnico vai até junho de 2022. O novo comandante será apresentado nesta terça-feira.

Sem clube desde o meio do ano passado, Quique Setién ficou duas temporadas no Real Bétis, entre 2017 e 2019. Na primeira temporada, seu time terminou o Campeonato Espanhol em sexto lugar. Já no segundo ano, o Bétis acabou em décimo. Na última Copa do Rei, Setién levou o Bétis até a semifinal, mas caiu para o Valencia, que bateu justamente o Barcelona na final.

Como jogador, o espanhol foi revelado pelo Racing Santander e depois teve passagens por Atlético de Madrid, Logroñés e Levante. À beira do campo, comandou Racing Santander, Poli Ejido, Guiné Equatorial, Logroñés, Lugo, Las Palmas e Bétis.