Futebol Atual campeão, Botafogo inicia campanha no Carioca Feminino

Atual campeão, Botafogo inicia campanha no Carioca Feminino

Alvinegro conquistou título na última temporada e, após rebaixamento no Campeonato Brasileiro, inicia trajetória para tentar voltar a um caminho positivo

Lance
Lance

Lance

Lance

Gloriosas em campo. O Botafogo inicia, neste sábado, a trajetória em busca do bicampeonato no Carioca Feminino, competição que conquistou na última temporada em cima do Fluminense. A equipe comandada por Gláucio Carvalho joga contra o Barcelona às 15h no Caio Martins.

+ Embalado, defesa sólida e conjunto que se sobressai: Avaí chega em boa fase para enfrentar o Botafogo

Pelo curto calendário, a competição terá duração de três meses, terminando ainda em dezembro. São doze equipes na disputa: todas se enfrentarão em turno único em formato de pontos corridos. Ao fim de onze rodadas, as quatro melhores colocados se classificam às semifinais e, posteriormente, à decisão. A fase decisiva também será disputada em jogos únicos.

Inicialmente, o Glorioso jogará as partidas no Caio Martins, estádio localizado em Niterói. No ano passado, o time feminino jogou no CEFAT, mas o local atualmente serve como centro de treinamento para as categorias de base e os gramados do local não aguentariam a quantidade de jogos em sequência.

Os jogos decisivos da competição podem acontecer no Estádio Nilton Santos - assim como a final contra o Tricolor na temporada passada -, mas ainda não há nada confirmado.

RETOMAR O CAMINHO
Apesar do título estadual, o Botafogo teve retrospecto contrário no Campeonato Brasileiro: o Alvinegro foi rebaixado no Brasileirão Feminino logo um ano depois de ter subido vindo da Série A-2. O time sofreu com lesões durante o torneio.

O Carioca, portanto, é visto como o primeiro passo de uma reconstrução. Mesmo com a queda, o Alvinegro conseguiu manter as principais jogadoras no elenco: a promissora Gaby Louvain, a "Rainha dos Clássicos" Vivian e a lateral-esquerda Chaiane.

Por outro lado, o Alvinegro perdeu a atacante Brenda, artilheira do time no último Brasileirão, para o Santa Teresa, da Espanha.

De reforços, o Botafogo, justamente por ter mantido a base, até agora está tímido no mercado: chegaram a meia Laura junto ao Atlético Ouriense-POR e a atacante Kailane, ex-Fluminense. Vale ressaltar que os clubes podem registrar jogadoras até o penúltimo dia que anteceder a 8ª rodada.

Gláucio Carvalho - Botafogo

Gláucio Carvalho - Botafogo

Lance

Gláucio Carvalho é o técnico do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

CAMINHO
​Além do Botafogo, Barcelona, Bangu, Boavista, Cabofriense, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Serra Macaense, Pérolas Negras, Portuguesa e Vasco disputarão o Campeonato Carioca desta temporada.

O primeiro clássico do Glorioso está marcado apenas para a 6ª rodada, com expectativa de ser realizada no dia 23 outubro: será contra o Vasco, em Caio Martins. A Taça Guanabara, fase inicial da competição, acaba no dia 13 de novembro - se estiver classificado às semifinais, o Alvinegro teria mais datas.

A diretoria resolveu manter Gláucio Carvalho, treinador que vem comandando o Botafogo desde o retorno do projeto do futebol feminino profissional em 2019, quando a equipe foi vice-campeã da Série A-2.

Últimas