Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Associados do São Paulo votam em mudança do estatuto que prevê reeleição neste sábado

Proposta foi aprovada no começo do mês pelo Conselho Deliberativo do clube e agora depende da votação dos sócios, que começou neste sábado (24) 

Futebol|

Lance
Lance Lance

O São Paulo iniciou a votação entre os associados do clube para definir sobre a possibilidade de mudança em seu estatuto. Entre as propostas, está a possibilidade de permitir uma reeleição do presidente que está no cargo. O pleito foi iniciado às 9h deste sábado e tem prazo de término às 17h.

Galeria

> Tricolor na final: Relembre os campeões da Copa Sul-Americana de 2012 pelo São Paulo e onde estão atualmente

Tabela

Publicidade

> Veja tabela da Copa Sul-Americana e relembre retrospecto

Apesar da votação iniciada entre o Conselho ter sido virtual - como é o padrão após o início da pandemia do coronavírus -, a Assembleia Geral votará de forma presencial, nos ginásios I, II e III do clube, no Morumbi. Esta será restrita apenas a sócios que tenham pelo menos dois anos de contribuição ininterrupta.

Publicidade

Conforme adiantado pelo LANCE!, seria o primeiro passo para a medida retornar ao estatuto do Tricolor paulista. Sua saída foi promovida por Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, em 2017.

No começo do mês, o Conselho Deliberativo do Tricolor votou e aprovou a mudança no estatuto. A votação, no caso, contou com 157 conselheiros a favor e 68 contra. Também houveram duas abstenções. Agora, quem decidirá se encaminhará para frente ou não será a Assembleia Geral.

Publicidade

A proposta gerou opiniões diversas. Na primeira votação, conforme divulgado pelo LANCE!, cerca de 40 torcedores protestaram contra nas portas do estádio do Morumbi. Desta vez, o levante surgiu com maior peso nas redes sociais, onde uma parcela da torcida destaca que tal mudança seria 'um golpe' do presidente Julio Casares e de Olten Ayres de Abreu Júnior, presidente do Conselho.

Julio Casares e Olten Ayres de Abreu Júnior entraram na Justiça contra opositores que usaram as redes sociais para criticar a tentativa dos dirigentes em aprovar a reeleição da atual gestão para mais um mandato.

Casares processou pelo menos dois sócios do clube por difamação até a publicação desta reportagem: Kristian Carneiro Orberg e Fábio Giaconi de Brito Machado. Além da dupla, Olten ajuizou queixa-crime contra outros três integrantes do quadro associativo tricolor.

Caso a proposta seja aprovada pelos sócios, tanto Casares quanto Olten poderão tentar se reeleger por mais três anos. A principal justificativa para esses atos seria que a gestão está sendo positiva para 'reconstrução' que o São Paulo enfrenta - principalmente no quesito financeiro, uma vez que atravessa uma dívida estimada em mais de R$700 milhões.

De acordo com Mario Braga, um dos conselheiros envolvidos na primeira votação, a mudança no estatuto feita por Leco teria sido equivocada.

- Na minha opinião, essa decisão não foi benéfica para o clube, justamente por não dar a oportunidade para que uma gestão bem feita possa continuar beneficiando o clube. Dessa forma, eu acredito que existe a necessidade de sanarmos essa decisão equivocada do passado - justificou.

Conforme algumas postagens feitas por torcedores nas redes sociais, os associados com o direito de voto realizaram e receberam convocações onde seriam servidos cafés da manhã para quem estivesse presente neste sábado (24).

A proposta também causou reações em nomes como o de Marco Aurélio Cunha. O ex-diretor executivo do São Paulo e Conselheiro Vitalício usou suas redes sociais para se opor.

- A reeleição pode ser justa no futuro, para aqueles que podem vir a ser candidatos e, eventualmente, eleitos presidentes do São Paulo. Não para o que está na gestão do momento. Isso é um casuísmo. Então, já sabia anteriormente como o São Paulo estava, era a mesma diretoria das pessoas que hoje estão aqui, e a regra do jogo estava clara e foi defendida pelo próprio presidente eleito: ‘não haverá reeleição’ - justificou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.