Futebol Após 23 anos longe da elite, Nottingham Forest busca resgatar prestígio na Inglaterra

Após 23 anos longe da elite, Nottingham Forest busca resgatar prestígio na Inglaterra

Bicampeão da Champions League acertou as chegadas de Gustavo Scarpa e Jesse Lingard

Lance
Lance

Lance

Lance

Após 23 anos longe da elite da Inglaterra, o Nottingham Forest retorna à Premier League e estreia na competição diante do Newcastle, no sábado. Buscando reviver os tempos gloriosos, o clube anunciou a contratação de Jesse Lingard e já acertou com o palmeirense Gustavo Scarpa, que chega ao Reino Unido no fim do ano.

INÍCIO DA HISTÓRIA

Em 1865, JS Scrimshaw, líder de um grupo de jovens jogadores de shinty - um esporte similar com o hóquei - propôs a entrada da equipe no futebol. Assim, nascia o Nottingham Forest Football Club, que fez sua primeira partida contra o Notts County, em 1866.

A camisa vermelha da equipe foi escolhida pelos atletas por conta do movimento dos Redshirts, liderado por Giuseppe Garibaldi e popular na Inglaterra no século XIX. Os voluntários que lutavam no Risorgimento, ação que buscava a unificação da Itália, usavam roupas vermelhas.

Em 1897/1898, após quatro derrotas consecutivas em semifinais da Copa da Inglaterra, o Nottingham Forest conquistou seu primeiro título da história. Em duelo contra o Derby County, o clube venceu os rivais por 3 a 1 e venceu a FA Cup.

DO PESADELO À NOVA CONQUISTA

​Após alguns anos, o Nottingham Forest sofreu economicamente e esportivamente por conta das eclosões da Primeira e da Segunda Guerra Mundial. Três anos após a vitória dos Aliados contra Alemanha, Itália e Japão, os Reds caíram para a 3ª divisão inglesa.

+ Vai começar! Confira a tabela da Premier League

Em 1956/1957, o clube conseguiu retornar à elite do país após 18 anos de ausência. Dois anos depois, o Nottingham Forest conquistava seu segundo título da FA Cup vencendo o Luton Town por 2 a 1 jogando grande parte do duelo com apenas 10 homens em campo.

Após o título da Copa do Mundo pela Inglaterra em 1966, os Reds montaram uma grande equipe e atraíram públicos que lotavam seu estádio todo jogo. No entanto, o clube conseguiu apenas o vice-campeonato inglês e uma eliminação na semifinal da Copa da Inglaterra. Mas após este período, o Nottingham Forest viveu outro momento de dificuldades financeiras e rebaixamento.

Nottingham Forest 1980 - Campeão da Champions

Nottingham Forest 1980 - Campeão da Champions

Lance

Nottingham Forest conquistou dois títulos de Champions League (Foto: Reprodução)

ANOS GLORIOSOS

​Em 1975, o Nottingham Forest anunciou a contratação do técnico Brian Clough. Logo em seu segundo ano, o comandante conseguiu conquistar o acesso da segunda divisão para a elite do futebol da Inglaterra novamente. Sempre ao lado de seus braços-direitos, Jimmy Gordon e Peter Taylor.

Um ano após o acesso, os Reds conquistaram os títulos da Copa da Liga Inglesa e o Campeonato Inglês - antes da existência da Premier League. Dessa forma, o clube iniciou a temporada 1978/1979 com quatro títulos importantes em sua galeria de troféus.

Em dois anos, o Nottingham Forest conquistou duas vezes a Champions League, uma Supercopa da Uefa, outra Taça da Liga Inglesa e uma Supercopa da Inglaterra. Foi o período de maior glória da modesta equipe do Reino Unido.

América-MG x Palmeiras - Gustavo Scarpa

América-MG x Palmeiras - Gustavo Scarpa

Lance

Scarpa reforça o Nottingham Forest no fim do ano (Foto: Cesar Greco)

RECONSTRUÇÃO APÓS MAIS DE DUAS DÉCADAS

​Em 1993, Brian Clough foi demitido do comando do Nottingham Forest, que passou a viver um período em baixa. Após conseguir acesso à Premier League em 1997/1998, o clube foi rebaixado segurando a lanterna do torneio logo em sequência.

23 anos depois, os Reds voltam a jogar na elite da Inglaterra e buscam recuperar o prestígio de outrora. Sem grandes expectativas, o clube de 1865 luta, desde o próximo sábado, pela permanência na Premier League.

Na atual janela de transferências, o Nottingham Forest já anunciou grandes reforços, como o de Jesse Lingard, Dean Henderson, Neco Willians e Omar Richards. Além dos quatro, Gustavo Scarpa chega na Inglaterra após o encerramento da temporada com o Palmeiras, mas o meia já tem pré-contrato assinado com os ingleses.

Em um mundo novo, com novos ricos no futebol, os Reds sabem que seu lugar não é no topo de nenhuma competição nacional. Ainda assim, o clube, sob comando de Steve Cooper, pode resgatar a dignidade, o prestígio e a tradição de um dos maiores do país.

Últimas