Ao L!, Leonardo Bertozzi fala sobre crescimento do futebol italiano e prevê duelo entre Milan e Napoli na Champions League
Comentarista da ESPN afirma que não vê último confronto influenciando mata-mata na competição continental
Futebol|Do R7
Na tarde desta quarta-feira, Milan e Napoli protagonizarão um grande clássico italiano pela ida das quartas de final da Champions League. É a primeira vez que o futebol italiano tem três representantes na fase de quartas desde a temporada 2005-06 - a Inter de Milão segue viva e encara o Benfica -, o que pode estar indicando um crescimento do futebol italiano depois de anos de desvalorização. Em entrevista ao LANCE!, Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN e especialista em futebol italiano, falou sobre o momento da escola na competição europeia.
- Acho que devemos ter cuidado para não tomar uma temporada como confirmação de alguma ideia, mas me parece que olhando para o próprio campeonato, a Serie A já passou por momentos mais difíceis. O campeonato voltou a ser competitivo, mais equilibrado e disputado. Isso se reflete dentro de campo, pois apesar de termos o Napoli disparado na liderança, estamos caminhando para o quarto campeão diferente em quatro anos. Isso pode não ser por si só uma prova de qualidade, mas chama mais atenção para o campeonato. Não devemos ver o futebol italiano com o protagonismo do início do século. Ainda assim, é ótimo ver três equipes italianas voltando às quartas, mas teria mais cautela ao apontar isso como uma tendência no cenário internacional - afirmou o jornalista.
No último dia 2, Milan e Napoli se encontraram em uma prévia do duelo pela competição continental. A equipe rossonera venceu por 4 a 0 em um resultado surpreendente, mas o raio-x do confronto mostra equilíbrio. Nos últimos oito jogos, foram três vitórias para cada lado e dois empates. Questionado sobre um possível favoritismo para um dos lados, Bertozzi também apostou na igualdade do confronto.
- Acho que o 4 a 0 é um jogo muito diferente. O Napoli está muito disparado no campeonato, é perdoável ter um certo relaxamento, não foi uma boa atuação. Mas não consigo transferir um jogo para o outro. Claro que o resultado pode fazer bem pro Milan, ter confiança de que é capaz de competir, e até ganhar bem do Napoli, mas são jogos e contextos totalmente diferentes, na Champions começa tudo em 0 a 0. Não consigo ver como determinante essa partida prévia. O confronto doméstico às vezes tende a equilibrar as coisas, então acho que talvez a diferença no começo do jogo não seja tão grande quanto sugere a tabela do Italiano ou quanto sugere o 4 a 0 - disse Leonardo.
No último confronto, o Milan levou a melhor por 4 a 0 (TIZIANA FABI / AFP)
As duas equipes chegam em contextos um pouco diferentes para o enfrentamento. O Napoli está na liderança do Campeonato Italiano e tem 16 pontos de vantagem para a vice-líder Lazio, caminhando a passos largos para o terceiro título de sua história, o primeiro fora da era Maradona. Já o Milan está na briga pelas vagas da próxima da Champions. Atualmente, a equipe está na quarta colocação, ocupando a última vaga e com uma vantagem de apenas um ponto para a Inter de Milão, em 5º lugar. Bertozzi também opinou sobre uma possível pressão maior em cima de alguma das equipes.
- A temporada do Napoli já é histórica de qualquer maneira. Irá ser campeão italiano depois de 33 anos, primeira vez sem Maradona, terceiro título na história do clube... termine como terminar a temporada, não será a Champions que vai diminuir o que é essa temporada. É muito mais um duelo de esperança e sonho do que pressão para o Napoli. Mas também não diria que há pressão sobre o Milan, porque não partiu da temporada como candidato a ganhar a Champions, acho que nenhum clube italiano parte dessa posição. Claro que há a pressão sobre o Milan no nacional, mas acho que responsabilidade maior de um lado ou de outro não existe, estamos em uma fase de quartas de Champions, é importante para qualquer clube - completou.
+ Veja o chaveamento da Champions League
Milaneses e napolitanos se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h, no San Siro. O jogo da volta será realizado no Estádio Diego Armando Maradona, na próxima terça (18). O classificado enfrenta o vencedor do duelo entre Benfica e Inter de Milão.