Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ANÁLISE: Santos liga de vez o alerta para o Brasileirão após eliminação vexatória no Paulistão

Peixe não conseguiu competir com o Ituano, e o Campeonato Brasileiro de 2023 promete não conceder espaço para tantos erros

Futebol|

Lance
Lance Lance

Bastava um empate do Santos contra o Ituano, no último domingo (5), para a equipe se classificar às quartas de final do Paulistão. Um 0 a 0, 1 a 1. Mas a partida do Peixe superou a apatia, beirou o desastre e acertou no constrangedor. O Alvinegro foi incapaz de competir com o time de Itu, que disputa a Série B, e passou perto de sofrer uma goleada.

Os números do Santos no jogo assustam: nenhuma grande chance criada, apenas um arremate em direção à meta adversária e zero contra-ataques. Jefferson Paulino, goleiro do Galo de Itu, não fez defesas na partida. Literalmente. Os dados são da plataforma Sofascore.

> ATUAÇÕES: Santos faz a pior partida do ano, defesa tem performance horrenda e perde no Paulistão

O que também assusta é que o confronto valia a continuidade do Santos no Paulistão, e o time foi incapaz de entrar em campo com uma mentalidade de decisão. A torcida reconheceu isso e deixou o Estádio Novelli Júnior pouco depois dos 20 minutos do segundo tempo, quando o placar mostrava 3 a 0 para o Ituano. Paralelamente, o Botafogo-SP, concorrente da segunda vaga classificatória do grupo A, perdia para o São Paulo e deixava tudo nas mãos do Peixe.

Publicidade

Odair Hellmann reconheceu que uma situação como essa não pode se repetir.

- Peço desculpa a todos os torcedores do Santos pelo que não fizemos. Não competimos, não ganhamos primeira ou segunda bola. Tivemos a primeira chance do jogo, mas depois não jogamos. Não tivemos nem forças para realmente competir. Não criamos, não matamos contra-ataques, nem faltas fizemos. Tem que ser um divisor de águas e a resposta tem que ser rápida na quinta-feira, em um jogo melhor em todos os sentidos. Tem que ser uma experiência para não se repetir. Nunca mais pode acontecer. Temos que acreditar no processo e, quem não acreditar, que siga outro caminho - disse o treinador em coletiva de imprensa.

Publicidade

Além do terceiro ano consecutivo sendo eliminado na primeira fase do Estadual, o Santos ficou com marcas negativas no Campeonato Paulista de 2023. Por exemplo, o time foi o que pior finalizou entre todos os outros participantes do torneio (dados do Footstats), não conquistou uma vitória sequer fora de casa e não derrotou times da Série A.

Ituano x Santos
Ituano x Santos Ituano x Santos

Ituano derrotou o Santos por 3 a 0 em rodada decisiva (Foto: Divulgação/Ituano x Santos)

Publicidade

O alerta vermelho está ligado de vez na Vila Belmiro. Isso porque o Brasileirão promete ser um dos mais disputados dos últimos anos: três 'SAF's' subiram da segunda divisão, além do Grêmio, líder do Gauchão. O torneio ainda conta com os rivais paulistas, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Internacional, Athletico-PR...

Se o Peixe não conseguiu competir e igualar intensidade com o Ituano, o Campeonato Brasileiro é uma competição para se olhar com o dobro de atenção.

+ Falcão fala sobre continuidade de Odair Hellmann no Santos após eliminação no Paulistão

A chance do Alvinegro mostrar evolução é nesta quinta-feira (9), contra o Iguatu, pela Copa do Brasil, na casa santista. A torcida alvinegra merece uma resposta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.