Futebol ANÁLISE: Botafogo mostra maturidade diante do Bahia e ressuscita momentos positivos de 2022

ANÁLISE: Botafogo mostra maturidade diante do Bahia e ressuscita momentos positivos de 2022

Postura do Glorioso na Fonte Nova relembra atuações da última edição do Brasileirão

Lance
Lance

Lance

Lance

O Botafogo venceu o Bahia na noite da última segunda-feira por 2 a 1 na Fonte Nova. Os jogadores alvinegros não protagonizaram uma atuação exuberante dentro de campo, mas souberam sofrer defensivamente e aproveitar as oportunidades criadas.

O Bahia não é um adversário fácil de ser batido. Antes da segunda rodada do Brasileirão, os comandados de Renato Paiva foram campeões baianos e haviam perdido somente um dos últimos sete jogos que tinham disputado.

+ Brasil campeão do Sul-Americano sub-17: confira quem é quem entre os nomes da Seleção Brasileira

O primeiro tempo do Glorioso em Salvador foi para esquecer. O Gigante de Aço foi muito superior nos 45 minutos iniciais e poderia ter marcado dois ou mais gols. No entanto, os atacantes tricolores não estavam bem calibrados dentro de campo e deixaram seu adversário vivo no jogo.

O Botafogo cresceu de produção no segundo tempo, criou oportunidades e soube aproveitá-las. A atuação madura da equipe alvinegra na Fonte Nova ressuscitou algumas lembranças positivas da temporada passada. Para quem não lembra, na reta final do último Brasileirão, Luís Castro conseguiu construir um time praticamente imbatível fora de casa e quase beliscou uma vaga para Libertadores na última rodada.

Uma prova deste retrospecto positivo do time como visitante é que nos últimos seis jogos fora de casa no ano passado, os jogadores alvinegros conquistaram cinco vitórias e apenas uma derrota. Esta consistência como visitante foi importante para evolução da equipe em 2022, e pode ser fundamental também para sequência da temporada em 2023.

Era comum daquele time crescer de produção nos minutos finais do segundo tempo e conseguir grandes resultados fora de casa. Esta mesma postura e dedicação puderam ser vistas também em na noite da última segunda-feira em Salvador. A expectativa agora é que Luís Castro consiga manter os trilhos e construa um grupo ainda mais mortal longe do Rio.

Se Botafogo mantiver uma consistência positiva como visitante da mesma forma que conquistou no ano passado, precisará apenas da força da torcida no Nilton Santos para montar um elenco competitivo em 2023. A equipe alvinegra está há dez jogos invicta e mostra aos poucos que pode sim brigar pelas primeiras colocações do Brasileirão.

Últimas