Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Além de brilhar dentro de campo, Richarlison também se destaca nas redes sociais

Atacante do Everton e da Seleção Brasileira é conhecido por fazer diversas postagens sobre assuntos variados, seja com um tom sério ou mais descontraído

Futebol|

Lance
Lance Lance

A expressão pombo sem asa, bastante usada no nosso linguajar futebolístico, é quando o jogador acerta um chute forte no alto, sem chance para o goleiro. Já o pombo 'com asa' do futebol tem nome: ele atende por Richarlison e, hoje, talvez esteja entre os atletas mais queridos do futebol brasileiro.

Atacante da seleção principal do técnico Tite e titular da equipe brasileira que está na final dos Jogos Olímpicos, Richarlison 'voa' e tem asas, literalmente. Alcançou isso ao chegar ao futebol inglês e, hoje, ser o atleta com um dos maiores engajamentos nas redes sociais, fruto de posicionamentos sociais que o fizeram cair nas graças da sociedade.

- Ele é um exemplo de jogador brasileiro que tem atributos muito fortes de comunicação contemporânea. É um criador de conteúdo, um criador de tendência, um cara que tem a dança do pombo e que sabe se expressar com códigos de memes, que são bem recebidas pelo público jovem de rede social, que está em busca mais de uma comunicação mais divertida, mais lúdica, mais evasiva até certo ponto - aponta o especialista em novas tecnologias do esporte, Bruno Maia, sócio da agência 14.

O apelido que ele carrega surgiu há dois anos, quando começou a fazer a 'Dança do Pombo' na comemoração dos gols e isso acabou se tornando uma marca registrada. De lá para cá, Richarlison também cresceu como pessoa. Seus apoios culturais e educacionais, somados aos posicionamentos sociais nas redes, despertaram no público uma atenção que não é muito comum no meio esportivo brasileiro.

Publicidade

- O posicionamento é algo que a sociedade vem cobrando de marcas e empresas. Ídolos, como marcas que são, estão tendo que mudar de postura. É natural que tenham que deixar de lado aquele discurso do 'graças a Deus ganhamos os 3 pontos' e saiam da zona de conforto. E acredito que o Richarlison consegue se enquadrar nisso com discrição, equilíbrio e de um jeito que o público em geral acaba admirando. Não é evasivo, sempre leva uma mensagem ou um posicionamento que vai refletir como exemplo para alguém da sociedade - afirma Fernando Mello é especialista em gestão de imagem no esporte e fundador da Press FC.

Somando Instagram, Twitter e Facebook, Richarlison somam mais de 4,3 milhões de seguidores, sendo que cerca de 1 milhão ele conquistou nos últimos 15 dias que antecederam os Jogos Olímpicos.

Publicidade

- Os atletas em geral precisam entender que possuem um poder midiático incrível, e ele é o maior exemplo disso. É claro que isso traz pontos negativos e positivos, perdem suas privacidades e passam a ter que pensar muito antes de um posicionamento que possua como cidadãos que são, mas em contrapartida tem um poder de conexão gigante, podendo ter várias frentes de trabalho não somente para obter ganhos financeiros e de imagem, mas também para colaborarem em prol de um mundo melhor", aponta Renê Salviano, fundador da empresa HeatMap e há mais de 20 anos com experiência no mercado.

Nos últimos tempos, o atacante aproveitou esse alcance para passar mensagens contra racismo, além de se posicionar em assuntos delicados, como em casos envolvendo o ex-funcionário do volante Fernando, que estava preso na Rússia, e o julgamento de estupro da jovem influencer Mariana Ferrer.

Publicidade

Mais recentemente, durante a semifinal da Copa América contra o Peru, usou chuteiras com a marca do programa USP Vida, que busca doações para pesquisas no combate à covid-19. Também fez críticas à escolha do Brasil como sede da competição, em razão das mais de 500 mil mortes pela Covid-19 no país, e se manifestou sobre o apagão que afetou o Estado do Amapá, no final do ano passado.

- Essa voz ativa, essa consciência do seu posicionamento, da sua responsabilidade e o bom uso dessa voz são sem dúvidas atributos desses tempos que a gente viverá nos próximos anos. O Richarlison talvez seja o atleta de futebol brasileiro que melhor se junta a isso - complementa Bruno Maia.

O 'Pombo' é o artilheiro da Olimpíada de Tóquio 2020, com cinco gols marcados, e neste sábado pode conquistar mais um ouro para o Brasil no confronto decisivo diante da Espanha, pela final dos Jogos que acontece às 20h30.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.