Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Abel, Thiago Neves, Parreira e mais: nomes marcantes da carreira de Fred mandam recado na despedida

LANCE! está produzindo um material especial sobre o jogador e falou com personagens marcantes da carreira dele antes do último jogo pelo Fluminense

Futebol|

Frederico Chaves Guedes faz, neste sábado, a última partida da carreira. Quando sair do campo do Maracanã, o camisa 9 deixa para trás uma história de altos e baixos, mas de momentos marcantes e títulos por onde passou. No Fluminense foi onde viveu a fase mais gloriosa, especialmente em 2012, quando carregou o time rumo ao troféu do Brasileirão.

Em produção de um material especial sobre o atacante que sairá em breve, o LANCE! conversou com diversos personagens que cruzaram o caminho do centroavante. Veja a seguir o recado que cada um deles deixou para o jogador.

Fred é o segundo maior artilheiro da história do Fluminense (199 gols), maior artilheiro da Copa do Brasil (37 gols), segundo maior artilheiro do Campeonato Brasileiro (158 gols) e o maior da Era dos pontos corridos, além de ser o segundo maior goleador brasileiro na Libertadores (25 gols). Com mais de 400 gols na carreira, o camisa 9 também entrou no top-15 de jogadores com mais partidas pelo Flu (381).

Veja a tabela da Série A do Brasileirão

Publicidade

VEJA OS RECADOS NA ÍNTEGRA:

ABEL BRAGA

Publicidade

Ei, Frederico. Eu não sei o que falar para você, cara. Você tem que estar muito feliz. Você conseguiu tudo, alcançou tudo e não deve nada a ninguém. Você deve a você mesmo. A única que você tem que dar satisfação na sua vida é a sua família. É para eles que a gente busca tanta coisa, busca tanto, muita porrada em campo, porrada da imprensa, vaia da torcida. Mas você, com tudo isso que vivenciou, continuou ídolo. É muito bom você estar sendo carregado há alguns anos e com certeza continuará. Estamos aqui bem próximos, agora o convite para os vinhos serão muito mais frequentes. Que você continue feliz, continue consciente daquilo que vai fazer para frente. Porque isso foi a coisa que talvez tenha me dado êxito na carreira como treinador. Eu nunca perdi pela cabeça de ninguém. Sempre segui a minha cabeça. Segue a tua cabeça que você vai continuar feliz. Beijos, parceiro.

THIAGO NEVES

Publicidade

Don, o que eu queria te falar é te agradecer por todos esses anos de amizade e por tudo que você fez por mim e pela minha família. Eu tenho certeza que eu te ajudei também em alguma coisa desde a época que você chegou. Então, muito obrigado pela parceria, pelos micos que você paga no nosso jogo e é isso. Você merece essa homenagem e tudo de melhor. E você está encerrando no clube que a gente ama. Parabéns por toda sua carreira. Um beijo grande. Te amo, irmão.

Abel Braga e Fred - Fluminense
Abel Braga e Fred - Fluminense Abel Braga e Fred - Fluminense

Fred e Abel Braga fizeram história no Fluminense (Foto: Leonardo Brasil/Fluminense FC)

CARLOS ALBERTO PARREIRA

O Fluminense é muito especial, como todo time. São apaixonados. O Fred tem um significado muito grande, uma representatividade alta por tudo que ele fez pelo clube. Ele sempre externou esse carinho pelo Fluminense, tem prazer em estar ali, defender o clube e vai encerrar a carreira no clube. Tem uma história muito bonita.

WAGNER

Fredão, muito obrigado pela convivência. A gente já se conhece de outros anos. Você sempre me ajudou, até mesmo sem saber, com ensinamentos e as coisas que você fez. Me espelhei bastante em você, sempre calado, na minha, trabalhando. Sempre te amei de coração. Para mim, você é o melhor camisa 9 que o futebol brasileiro teve. Tenho certeza que você deu tudo que você podia dar e deixar dentro de campo. Queria ter jogado mais tempo ao seu lado, porque eu ia ter mais vitórias e assistências também. Que Deus abençoe você, sua família, seus filhos e filhas. E, por favor, já que você deixou seu todo dentro de campo, agora se prepare que a gente precisa de você do lado de fora do futebol para estar encaminhando seja o Fluminense ou qualquer lugar que você trabalhar. Pessoas boas que queiram o melhor para o futebol, como você é, têm que permanecer nesse meio. Então, se prepare que a gente vai estar na torcida sempre.

EVANILSON

Fala, Dom. Tamo junto, irmão. Obrigado por tudo.

IGOR JULIÃO

Fala, Dom. Aqui é seu parceiro te mandando um recado. Você caneludo desse jeito conquistar o que conquistou é sorte. Você era ruim, caneludo, mas tem todo apoio dos seus amigos. É nossa maior referência de quem começa em Xerém, quando chega encontra você. Você nasceu para isso, exala positividade. O jogador que eu sou, tenho você como referência, me moldou e molda todo mundo ao seu redor porque nasceu para ser uma estrela e um ídolo. Tenho orgulho de dividir vestiário, falar que aprendi com você. É um vídeo do seu amigo que te ama, saudade de você e é brincadeira, você é um craque.

EGÍDIO

Coé, coé, coé, Fred gol. É o Fred gol. Estrutura né mané. Fred gol, falar de você é difícil. Pô, cara irmão para caramba, sensacional dentro e fora de campo. Um grande líder. Tivemos várias conquistas juntos, várias resenhas. Dentro de campo jogando juntos, colocando aquela garotada para correr. Top demais. Que Deus abençoe, agora vai morar no Rio, né, irmão. Daqui a pouco é o Gidão também nesse pique e vamos nos encontrar bastante. Fred gol, sou seu fã, você é top demais. Estamos juntos sempre, parabéns pela carreira vitoriosa de grandes conquistas, grandes marcas. Sensacional. Fred gol, é estrutura. Tamo junto sempre, Fred Guedes. Beijão, abraço do Gidão.

WELLINGTON NEM

Don Fredon, foi uma honra jogar com você. Dividir o campo, vestiário, concentrações. Fui muito feliz. Obrigado por todo carinho com você, da sua família, do seu pai comigo e com a minha família. Você vai ser sempre um ídolo do Fluminense.

CRISTÓVÃO BORGES

Foi meu atleta, é meu amigo, tive uma convivência muito bacana. Durante esse período você foi muito importante para mim como treinador. Me ajudou bastante com a qualidade, competência e inteligência. Agora você findando sua carreira bonita, maravilhosa e você deve sentir muito orgulho. O que eu desejo para você é tudo de bom na sequência da sua vida. Que você continue no futebol porque vai ter sempre muito a contribuir com o futebol. Toda felicidade do mundo, foi um prazer trabalhar com você.

KAKÁ

Eu acho correto. Acho justo, o Fred por onde passou sempre deixou essa marca de artilheiro. Sempre fez grandes gols, conquistas, com certeza acredito que o Fredão está entre os melhores atacantes que nós já tivemos.

MÁRIO BITTENCOURT

Capitão, obrigado por tudo que você fez pelo nosso clube. Obrigado pela nossa amizade. Obrigado por tudo que você proporcionou para mim, como torcedor e dirigente do clube. Obrigado pelos abraços afetuosos de amizade nessa tua reta final, em que a gente está muito emocionado. Eu, você e todos nós aqui dentro que estamos perto de você. E muito obrigado por ter feito desse clube a sua casa, em que eu pude ver minha filha sentada no sofá comigo chorando. Eu perguntei a ela por que ela estava chorando e ela disse: “Pai, o Fred não pode parar”. Obrigado por ter fortalecido a paixão pelo Fluminense nas minhas filhas e na minha família. Obrigado por tudo e vamos continuar juntos. Só depende de você.

DIGÃO

Don, queria dizer que foi um prazer ter dividido vestiário e ter convivido contigo. A gente fica triste pela sua despedida, mas feliz e agradecido por tudo que você fez por nós e por mim. Só gratidão por tudo que você fez. Desejo toda sorte do mundo para você e que Deus continue abençoando sua vida. Abraço, Don! Tamo junto, orelha de Amaury Dumbo.

TORCEDORES

- Thayane da Silva Falcão

Obrigada por tudo e por tanto. Que o amor do tricolor pelo Fred vai ser imenso e eterno para sempre.

- Mattheus velho Miranda Barreto Matos (filho) e Paulo Roberto Barreto Matos (pai)

Número do cara, é verdade. Eu falaria para ele muito obrigado. Não pelas vitórias, pela representatividade que ele deu ao Fluminense. Nível estadual, nacional e internacional. Hoje o Fred é Fred e Fluminense. E o Fred vai te pegar. Temos referência, um ídolo.

O Fred para mim foi o cara que me fez gostar mais de futebol. Já gostava bastante, mas o Fred, ver ele entrar nos jogos. A gente frequenta muito mais jogos depois que o Fred voltou, de tudo. O Fred entra e já bate palma.

-Diogo Calixto Sant Anna

Eu confesso que idealizei muito tempo a volta, idealizo também o momento que a gente vai se encontrar, nunca tive essa oportunidade com ele. Mas se ele estivesse aqui primeiro ia ter um hiato. Eu ia ficar um pouco em Nárnia talvez. Mas, ah cara, você é incrível. Você ajudou a construir uma parte enorme de um clube que é o amor da vida de muitas pessoas, de milhões de pessoas. Particularmente falando, dei o nome da pessoa mais importante da minha vida em homenagem a você. Então acho que isso resume um pouco da tua importância para o clube, para mim e para a torcida do Fluminense.

- Tainara Gonçalves da Silva

Acho que se eu visse ele na minha frente eu ia desmaiar. Já tive a oportunidade de encontrar com ele algumas vezes, mas infelizmente não pude. Até falei com ele que preciso terminar a tatuagem, tem que fazer o autógrafo na tatuagem. As vezes ele me responde. Cara, que ele continue amando, respeitando, levando o Fluminense para todos os cantos do mundo. Uma das coisas que a gente respeita muito é o jogador que enaltece o clube. O Fred sempre nas vezes que esteve no clube enalteceu. Até as vezes em outros clubes ele também... a gente sabia que ele tem aquele carinho pelo Fluminense. Quero que o vínculo dele nunca termine no clube. Que a passagem de jogador termine, mas que continue dentro do clube fazendo o que sabe de melhor: respeitando, enaltecendo. Seja em algum cargo ou como torcedor, na arquibancada. Que ele seja presente no clube como sempre foi. Levo comigo para o resto da vida. É um cara que eu respeito, tenho carinho e fez eu me apaixonar ainda mais pelo clube. Morro de paixão pelo clube, mas a gente vivencia, é feito de glórias, conquistamos dois títulos brasileiros. Isso é impagável. Nem aqui nem lugar nenhum.

- Bernardo Ostrovski

Só agradeceria muito ao Fred. Fico muito triste de tudo estar se acabando, mas entendo que a vida é feita de ciclos. Mas é bom também dar um fim e olhar para tudo que passou. Olhar com todo orgulho que eu olho para o que ele fez, pode dar ao Fluminense, me dar como alegria, como coisas que vou guardar na pele pelo resto da vida. Na memória, enfim, é um sentimento como se ele fosse um familiar, próximo. Só agradecer, é um cara muito legal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.