Força da defesa do Cruzeiro é trunfo para o clássico com América-MG
Raposa tem a defesa menos vazada do Campeonato Mineiro, com apenas cinco gols sofridos em 12 jogos. Na Libertadores, time ainda não foi vazado
Lance|Do R7
O setor defensivo do Cruzeiro em 2019 vem tendo um belo início de temporada. A defesa celeste pode ultrapassar uma marca que já dura 22 anos no clube. O time está há seis jogos sem tomar gol e a última vez que isso aconteceu foi em 1997, com o técnico Nelsinho Baptista, logo após a conquista do bicampeonato da Libertadores.
Leia também
Companheiros em Londres-2012, Ganso e Pato estão de volta. Por onde anda o restante daquela equipe?
Everaldo, Ricardo Oliveira, Keno... Alvos dos times para o Brasileiro
Mano prevê Cruzeiro 'equilibrado emocionalmente' na semifinal diante do América
FMF explica como o VAR será usado nas fases finais do Mineiro
Veja os clubes da América com mais interação no Twitter em 2018
Defesa segura
Nesta temporada, a equipe cinco estrelas sofreu apenas cinco gols em 14 jogos disputados. O Cruzeiro está invicto e a defesa é a menos vazada do Campeonato Mineiro e uma das que não sofreu gol ainda na Libertadores. A última derrota aconteceu no ano passado, há quase quatro meses, para o Flamengo, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.
Léo, figura de destaque no setor defensivo, falou da importância de se chegar há uma marca tão expressiva e o quanto ela pode colaborar para que o time alcance seus objetivos na temporada e principalmente no torneio regional.
—É importante, essa marca de 22 anos, desde 1987 não ficávamos tantos jogos sem tomar gol, isso dá uma confiança para a equipe. O nosso princípio tem sido esse, ter esse equilíbrio entre ataque, meio e defesa. A gente sabe que o fator de não levar gols não é por causa somente dos zagueiros, mas sim da recomposição dos dois laterais, dos dois volantes, o preenchimentos dos meias que ajudam bastante, propriamente o ataque que inicia a marcação no setor, e isso tem sido um fator importante para a evolução da equipe — afirmou o zagueiro celeste.
—Quanto menos gol a gente toma, o ataque tem mais liberdade para criar as suas jogadas, com confiança, para que possamos estar mais perto das vitórias-disse o zagueiro, que vê a equipe em evolução em todos os setores do time — acrescentou.
Veja mais: Pensando no Emelec, Cruzeiro pode poupar titulares no Mineiro
Léo analisa alguns fatores que fizeram com que o Cruzeiro tenha esse ótimo aproveitamento na defesa nesta temporada.
-A gente vem numa crescente, jogo a jogo a gente vem evoluindo, vai buscando essa solidez como equipe, esse equilíbrio defensivo, essa movimentação do ataque, isso é importante para que a equipe venha a crescer, evoluir em entrosamento, em parte tática, para que a equipe possa fazer o melhor dentro de campo, principalmente agora que é um momento decisivo e importante- explicou.
Clássico mineiro
Falando sobre o início da semifinal, contra o América-MG, Léo sabe que clássicos são decididos nos detalhes e pede muita atenção aos companheiros. O zagueiro destacou a preparação da equipe para os jogos decisivos que estão por vir.
Veja mais: Robinho diz que recebeu sondagens, mas pretende renovar com o Cruzeiro
-Agora começam os jogos decisivos, jogos importantes, mata-mata, a gente vem fazendo uma preparação muito boa, vem se dedicando ao máximo, girando a chavinha agora para o Campeonato Mineiro. Um jogo muito difícil contra o América-MG, jogo decidido nos detalhes, contra atletas experientes, esperamos impor nosso ritmo, nosso volume para que a gente busque o objetivo que é a vitória- concluiu.
Dortmund assume liderança no Alemão; Barça, Juve e City vencem