-
Com atuações de gala de Messi e Mbappé, Argentina e França fizeram uma final de Copa do Mundo gigantesca, com muitos gols, buscas por empate e decisão do título nos pênaltis! Todo o contexto coloca esse jogo em uma seleta lista de grandes partidas na história dos Mundiais. Nesta galeria, veja os 10 maiores jogos da história das Copas. (Por: João Marcos)
Lance! Galerias
-
10º lugar: Argentina 3x4 França - oitavas de final (2018)
Lance! Galerias
-
A partida que colocou Mbappé na lista de grandes jogadores da atualidade, com os dois gols que selaram a classificação francesa rumo ao título. Além dos cinco gols marcados, o que torna esse um grande jogo de Copa do Mundo são as duas viradas: Griezmann abriu o placar para a França, Di Maria e Mercado viraram para a Argentina, mas Pavard e Mbappé, em um intervalo de 11 minutos, viraram novamente a partida e definiram a classificação a favor dos europeus. Aguero ainda descontou, mas nos acréscimos.
Lance! Galerias
-
9º lugar: Gana 1x1 Uruguai - quartas de final (2010)
Lance! Galerias
-
A partida valia uma vaga na semifinal da Copa do Mundo e isso bastava para que o jogo fosse nervoso. Após o tempo regulamentar, empate em 1 a 1. No último minuto da prorrogação, Dominic Adiyah acertou um belo cabeceio que seria gol se Luís Suárez colocasse a mão na bola, praticamente debaixo das traves - foi devidamente expulso. Pênalti foi marcado, mas desperdiçado por Asamoah Gyan. A decisão da vaga ficou então para a disputa de pênaltis, e os uruguaios se classificaram da maneira mais inesperada possível: com uma cobrança de cavadinha do atacante Loco Abreu (foto).
Lance! Galerias
-
8º lugar: Brasil 2x3 Itália - segunda fase (1982)
Lance! Galerias
-
Conhecida como 'Tragédia do Sarriá', a partida que eliminou o Brasil da Copa da Espanha teve boas doses de drama. A Seleção de Telê tinha a vantagem do empate para se classificar às semifinais, mas a Itália permaneceu à frente do placar durante todo o jogo. Paolo Rossi (foto) fez o primeiro gol do jogo logo aos cinco minutos. Sócrates empatou, mas Rossi colocou novamente os europeus à frente no placar. No segundo tempo, um golaço de Falcão dava a vaga para o Brasil novamente, mas a alegria não durou mais que seis minutos: Rossi marcou de novo para a Itália e levou sua Seleção adiante no torneio, rumo ao título.
Lance! Galerias
-
7º lugar: Brasil 3x2 Holanda - quartas de final (1994)
Lance! Galerias
-
O primeiro tempo da partida não foi dos melhores, mas o segundo tempo foi digno de entrar na lista: Romário e Bebeto colocaram o Brasil à frente com um gol cada, aos 7 e 17 minutos da segunda etapa. Bergkamp marcou dois minutos depois de Bebeto, colocando a Holanda novamente no páreo. Aos 31, Winter empatou para a Holanda, o que levaria a partida para a prorrogação. Faltando 9 minutos para o final do jogo, Branco, lateral contestado pela sua forma física, e que substituía o suspenso Leonardo, cobrou uma falta da intermediária com muita força, no canto do goleiro De Goey, para classificar o Brasil. O desvio de Romário para sair da trajetória da bola deixa esse gol ainda mais bonito.
Lance! Galerias
-
6º lugar: Alemanha 3x3 França - semifinal (1982)
Lance! Galerias
-
A primeira grande geração francesa, comandada por Platini, passou muito perto de disputar uma final de Copa do Mundo em 1982. No tempo normal, as equipes empataram por 1 a 1, mas, na prorrogação, um festival de gols trouxe emoção à partida: Tréssor e Giresse fizeram dois para os franceses em um intervalo de seis minutos. Perdendo por 3 a 1, o treinador Jupp Derwall se viu obrigado a utilizar Rumenigge, grande astro da Alemanha na época, estava machucado e, portanto, na reserva. Cinco minutos após a entrada, o craque guardou o seu gol e, também em um intervalo de seis minutos, os alemães empataram a partida. Essa seria a primeira decisão por pênaltis na história das Copas, com vitória alemã e vaga na final diante da Itália.
Lance! Galerias
-
5º lugar: Brasil 1x1 Holanda - semifinal (1998)
Lance! Galerias
-
Mesmo com a existência do 'gol de ouro' na prorrogação, ambas as equipes não deixaram de atacar, mesmo que isso representasse ceder espaços ao adversário. O Brasil abriu o placar com Ronaldo no início do segundo tempo. Kluivert empatou para os holandeses a três minutos do fim do jogo. Na prorrogação, apesar das chances claras de lado a lado, ninguém conseguiu acertar o pé e definir a partida. Nos pênaltis, um show de Taffarel (foto), que defendeu as cobranças de Ronald de Boer e Cocu.
Lance! Galerias
-
4º lugar: Alemanha 3x2 Hungria - final (1954)
Lance! Galerias
-
Ambas as seleções já haviam se enfrentado na primeira fase do Mundial de 54, com massacre húngaro por 8 a 3. Na final, o que se esperava era mais um passeio da seleção de Puskás. Os prognósticos pareciam se confirmar quandoo placar já apontava 2 a 0 para a Hungria com oito minutos de jogo. Porém, em dez minutos tudo mudou, e a Alemanha empatou a partida, equilibrando o jogo. Aos 39 do segundo tempo, Rahn colocou os alemães à frente no duelo e fechou o placar em 3 a 2. Assim, com uma virada em cima de um adversário poderosíssimo, os alemães conquistaram seu primeiro titulo de Copa.
Lance! Galerias
-
3º lugar: Argentina 3x2 Alemanha - final (1986)
Lance! Galerias
-
O segundo título argentino teve enredo muito semelhante ao título de 2022: os argentinos abriram 2 a 0 com Brown e Valdano. Aos 29 do segundo tempo, Rumenigge diminuiu. Faltando dez minutos para o fim do jogo, Rudi Völler empatou o jogo, o que levaria a decisão para a prorrogação. Mas aos 38 minutos, Burruchaga (foto) fez o terceiro gol da Argentina, trazendo alívio à seleção de Maradona, o grande nome daquele Mundial.
Lance! Galerias
-
2º lugar: Argentina 3x3 França - final (2022)
Lance! Galerias
-
A decisão de 2022 é a melhor final de todos os tempos e, por pouco, não é o melhor jogo da história das Copas. Chances de ambos os lados, as atuações magistrais de Messi e Mbappé, a intervenção de Martinez no último minuto e a decisão do título nos pênaltis fizeram dessa partida um verdadeiro teste para cardíaco.
Lance! Galerias
-
1º lugar: Alemanha 3x4 Itália - semifinal (1970)
Lance! Galerias
-
Apesar de não ser uma final, esse jogo não é conhecido como 'Jogo do Século' à toa. A Itália abriu o lacar aos 8 minutos e dominava o jogo até o último minuto, quando Shcnellinger empatou a partida para os alemães e forçou uma prorrogação. O que se viu a partir de então foi uma sucessão de viradas: Gerd Müller colocou a Alamanha à frente aos 4 minutos da prorrogação; quatro minutos depois, Burgnich empatou novamente a partida e Riva virou no fim da primeira etapa. Aos 5 do segundo tempo, Müller empatou novamente, mas um minuto depois Rivera deu números finais à partida. Foram cinco gols em 13 minutos e classificação italiana para enfrentar o Brasil na decisão do torneio. Essa partida também ficou conhecida por ser o jogo em que Beckenbauer fraturou a clavícula, mas não saiu de campo, jogando com o braço enfaixado.
Lance! Galerias