Fifa cria nova janela de transferências antes do Super Mundial
Entidade quer ampliar movimentações no mercado antes de competição
Lance|Do R7
A Fifa criou uma nova janela de transferências para o ano de 2025. Entre os dias 1 e 10 de junho, clubes de todo o mundo poderão fazer contratações e vender atletas, desde que as federações nacionais adotem a nova medida da entidade máxima do futebol mundial.
A intenção é incentivar o movimento de jogadores e trocas no elencos, principalmente nos times que estão classificados para a disputa do Super Mundial de Clubes. A competição, prevista para ser realizada entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, receberia mais visibilidade em um cenário de movimentos chamativos no mercado.
A Fifa também dará cobertura aos contratos de atletas que estarão em processo de expiração. Na Europa, é comum que vínculos se encerrem no dia 30 de junho, o que levaria alguns clubes a perderem peças durante a competição; por isso, extensões de duas semanas serão validadas.
Apesar dos problemas de organização, a federação internacional tem negociações avançadas com sete estádios dos EUA, e deve confirmar a realização do Super Mundial. Ao todo, oito sedes estão previstas: serão dois estádios em Nova York, além de Seattle, Atlanta, Miami, Orlando, Califórnia e mais um local, ainda indefinido.
Entre os participantes do Super Mundial de Clubes de 2024, há três brasileiros garantidos. Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os últimos três campeões da Libertadores, conseguiram se qualificar; quem levar o continental em 2024 também se garante na competição.