Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Fifa anuncia criação do Mundial de Clubes Feminino e da Copa das Campeãs

Principal torneio será realizado a cada quatro anos e terá 16 equipes

Lance

Lance|Do R7

Mundial de Clubes Feminino terá cinco representantes europeus Mundial de Clubes Feminino terá cinco representantes europeus (Foto: German Parga/FC Barcelona)/Mundial de Clubes Feminino terá cinco representantes europeus (Foto: German Parga/FC Barcelona)

O Conselho da Fifa aprovou nesta quarta-feira (5) a criação de um Mundial de Clubes Feminino, que acontecerá a cada quatro anos e reunirá 16 equipes; e de uma Copa das Campeãs, que será realizada anualmente com as campeãs continentais.

A primeira edição do Mundial de Clubes Feminino será realizada em 2028. Serão cinco equipes da Europa, duas da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf, além de outros três times que serão definidos em partidas entre os classificados de cada confederação em uma fase preliminar.

A fórmula de disputa também foi aprovada. O Mundial terá quatro grupos com quatro equipes cada, e as duas melhores classificadas avançam às quartas de final, seguindo até a final. Não há disputa de 3° lugar. O local da competição ainda não foi escolhido.

Já a Copa das Campeãs será disputada anualmente nos anos em que não houver o Mundial de Clubes Feminino. Serão seis times em disputa, com o representante da Conmebol entrando diretamente nas semifinais.


O torneio será realizado pela primeira vez no ano que vem, e as três primeiras edições já tem inclusive data confirmada: em 2026, a Copa das Campeãs será entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro; a edição de 2027, por sua vez, vai acontecer entre 27 e 31 de janeiro; em 2029, entre 24 a 28 de janeiro. Os locais ainda não foram confirmados.

— É um dia histórico para o futebol feminino — vibrou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que participou da reunião do Conselho da Fifa por videoconferência.


— A Fifa busca cada vez mais o fortalecimento do futebol feminino em todo o mundo, e a CBF comunga com isso — acrescentou Ednaldo.

Conselho traz definições sobre Copa

O Conselho da Fifa também abriu processo para países que queiram organizar as Copas do Mundo Feminina (de seleções) de 2031 e 2035. Apenas países da África e da Concacaf poderão se candidatar para receber a Copa de 2031; a de 2035, por sua vez, receberá inscrições apenas de países africanos ou europeus

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.