Felipe Massa dá novo passo em busca da recuperação do título da F1 de 2008
Ex-piloto da categoria oficializa processo contra FIA, FOM e Bernie Ecclestone
Lance|Do R7
O brasileiro Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1, oficializou nesta segunda-feira (11), na King's Bench Division da Corte Superior de Londres, um processo contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, para conseguir reconhecimento como campeão mundial de Fórmula 1 de 2008.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
- Sempre disse que iria brigar até o final. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção dessa injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita - declarou Massa, que atualmente disputa a Stock Car.
➡️ No 100º pódio da carreira de Verstappen, revelação da Fórmula 1 ‘rouba a cena’
O QUE ACONTECEU EM 2008?
O brasileiro, que estava em plena luta pelo título, viu a taça escapar por conta de um único ponto no campeonato. Com isso, Lewis Hamilton se sagrou como o grande campeão daquela temporada.
Contudo, em 2023, Bernie Ecclestone revelou que sabia da intencionalidade de uma batida do piloto Nelson Piquet Júnior, que corria pela Renault, para beneficiar o companheiro de equipe Fernando Alonso.
Naquela corrida, Massa estava na primeira colocação. Entretanto, a batida de Piquet Jr forçou a entrada do Safety Car na pista. Tal ação teve relação direta com a queda de Felipe da 1ª posição para 13ª, que não resulta em pontuação.
O chefão da FIA sabia sobre o ocorrido ainda na temporada de 2008, o que permitiria uma investigação e até uma ação de revisão sobre a corrida. Todavia, Ecclestone optou pelo silêncio para manter a integridade da Fórmula 1.
Diante dessa história, Felipe Massa enviou cartas em agosto do ano passado para contestar o título e buscar reconhecimento da conquista, além de indenização por danos e lucros cessantes.