Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Federação Internacional de Natação pode mudar data do Mundial por causa das Olimpíadas

FINA diz que planeja alterar data do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, para adequar seu calendário ao maior evento esportivo do mundo

Lance|

Lance
Lance Lance

Após o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmar o adiamento das Olimpíadas de Tóquio para 2021, a Federação Internacional de Natação (FINA) ressaltou, em um comunicado oficial, que planeja modificar a data do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, para adequar seu calendário ao maior evento esportivo do mundo.

A competição é a maior preocupação da FINA, já que está marcada para acontecer entre 16 de julho e 1 de agosto de 2021, o que pode ocasionar um choque com a data dos Jogos Olímpicos. No entanto, o COI já montou uma força-tarefa e considera a possibilidade da Olimpíada ser logo no primeiro semestre, e não necessariamente no verão no hemisfério norte.

- A FINA agora trabalhará em estreita colaboração com o comitê organizador do Campeonato Mundial da FINA de 2021 em Fukuoka, com a Federação Japonesa de Natação e com as autoridades públicas japonesas, a fim de determinar a flexibilidade em torno das datas da competição, se necessário e de acordo com o COI - destacou em comunicado oficial.

Além da FINA, a World Athletics também anunciou que pretende modificar as datas do próximo Mundial de Atletismo, que será realizado entre 6 e 15 de agosto, em Eugene, nos Estados Unidos. Com esta movimentação, as federações demonstram apoio ao COI e pretendem ajudar a entidade a alocar as Olimpíadas no calendário esportivo de 2021.

Publicidade

Confira a nota de FINA na íntegra

"À medida que a pandemia do Covid-19 se espalha, a FINA gostaria de reiterar sua preocupação por todos os afetados. A FINA está bem ciente dos problemas enfrentados pelos atletas de esportes aquáticos em todo o mundo, especialmente com relação ao treinamento e acesso à piscina.

Publicidade

Além disso, após o anúncio conjunto de hoje dos Organizadores do COI e de Tóquio 2020, referente ao adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021, a FINA agora trabalhará em estreita colaboração com o comitê organizador do Campeonato Mundial da FINA de 2021 em Fukuoka, com a Federação Japonesa de Natação e com as autoridades públicas japonesas, a fim de determinar a flexibilidade em torno das datas da competição, se necessário e de acordo com o COI.

O principal objetivo da FINA é garantir o sucesso de seu evento de vitrine, considerando a importância do bem-estar dos atletas e maximizando as oportunidades para as estrelas aquáticas competirem no mais alto nível.

A FINA gostaria de expressar sua gratidão contínua e sincera ao COI e aos organizadores do Tóquio 2020 e do Campeonato Mundial da FINA 2021 FINA, por seus esforços consideráveis para unir o mundo de maneira pacífica através do esporte"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.