Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FABR pelo mundo: Fabio Marques, ex-Brown Spiders, faz sucesso no futebol americano da Costa Rica

Jogador conquistou o título nacional e também foi convidado para integrar a Seleção Costa-Riquenha de futebol americano

Lance|

Lance
Lance Lance

Depois de atuar por quase dez anos no Brown Spiders, o linebacker Fabio Marques está fazendo sucesso no futebol americano da Costa Rica, tendo conquistado o título nacional no ano passado. Além disso, o jogador que chegou ao país da América Central durante a pandemia foi convidado a se naturalizar e defender a seleção do país caribenho.

Fabio Marques começou no futebol americano na temporada 2011/2012 no Brown Spiders antes da fusão com o UFPR Legends. Em contato com a Valinor Conteúdo, o linebacker explicou seu início no esporte da bola oval.

- Comecei como running back, mas, em dois treinos, me mudaram para linebacker porque faltavam jogadores nessa posição e, como era calouro, me mandaram para defesa e nunca mais saí da defesa. Além de jogar pelo Brown Spiders, também fui treinador de linebackers e coordenei a categoria de base do time, o Brown Spiders Football School. Como head coach alcançamos o 3º lugar do torneio de sub20 organizado pela Federação Paranaense de Futebol Americano – afirmou.

Em 2019, Fabio Marques ajudou o Brown Spiders a ser campeão da Liga BFA Acesso da Conferência Sul. Na ocasião, o time paranaense levantou a taça de forma invicta e o jogador foi considerado um dos destaques da competição.

Publicidade

No ano seguinte, com o início da pandemia, as competições foram paralisadas e Fabio Marques teve uma proposta que mudou a sua vida: recebeu um convite para trabalhar na Costa Rica.

- Nesse meio tempo, recebi um contato para um trabalho, mas teria que mudar de país e vir para a Costa Rica. Mas antes mesmo de receber essa proposta, eu entrei em contato com alguns times da Costa Rica e quem me respondeu prontamente foi o San Jose Toros, um dos mais tradicionais do país. Quando me mudei para cá, fui super bem recebido pelo head coach Scott Doherty - uma lenda como quarterback aqui no país - e por toda a equipe – disse.

Publicidade

- Fui escutando, aprendendo mais da cultura de football deles, ganhando meu espaço e em pouco tempo me tornei um dos líderes da equipe – completou.

Título na Costa Rica e convite para naturalização

Publicidade

No ano passado, Fabio Marques ajudou o San Jose Toros a conquistar o Campeonato Nacional da Costa Rica, de forma invicta.

- Com a volta do campeonato nacional da Costa Rica, o objetivo era vencer os atuais campeões, os Leones. Jogamos 7 jogos (5 de temporada regular, semifinal e final) e vencemos todos. A defesa sofreu apenas um touchdown em toda a competição. Foi o 5º título nacional do time – destacou.

- Agora, em 2023, queremos buscar o sexto troféu e estamos nos preparando forte para isso. Jogamos recentemente contra os campeões nacionais de Honduras num duelo internacional, onde vencemos por 30 a 0, mas apontando muita coisa a se melhorar para essa temporada – relatou.

O sucesso de Fabio Marques no futebol americano da Costa Rica fez com que ele fosse convidado a jogar pela Seleção do País, o CRFL Sharks, em um amistoso contra um combinado de atletas dos Estados Unidos em fevereiro passado. O palco da partida foi o estádio Nacional, local onde a seleção de futebol manda os jogos das eliminatórias da Copa do Mundo e da Copa Concacaf.

O processo de naturalização ainda está ocorrendo, mas o atleta acredita que não vai demorar muito. Ele disse que sempre teve a chance de defender o Brasil Onças, mas, em função da concorrência e com o convite da Costa Rica, não pensou duas vezes em aceitar defender a seleção caribenha.

- Eu sempre quis jogar pelo Brasil, mas nunca fui um jogador de excelência na minha época aí como Polastri, Fernando Alves ou meu coach Gerson Santos. Quando vim para cá, surgiu essa oportunidade – destacou.

Em 2023, o San Jose Toros está quase finalizando a temporada regular do campeonato nacional e Fabio Marques segue sendo um dos destaques defensivos do time em busca do bicampeonato.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.