Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-top 5, Flávia Muniz disputa torneio internacional de Beach Tennis em Ubá

Atual 26ª do mundo retoma parceria com carioca Nathalia Font

Lance|

Lance
Lance Lance

O primeiro evento internacional de beach tennis na história da Zona da Mata Mineira acaba de ganhar mais um componente de peso. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil, a experiente carioca Flávia Muniz confirmou participação no ITF BT50 Batata Bowl International Cup, que acontece de 17 a 21 de maio nas quadras do Praia Club Sport, em Ubá (MG).

Atleta profissional há mais de uma década, a carioca de 44 anos começou a jogar beach tennis em 2008, quando o esporte chegou ao Rio de Janeiro. Com mais de 20 troféus entre títulos nacionais e internacionais na carreira, Flávia também foi campeã Pan-Americana e Sul-Americana vestindo as cores do Brasil. Atualmente número 26 do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF), ela já foi a 5ª melhor jogadora do mundo e a 2ª do país em 2013.

"Estamos na melhor fase desde que o beach tennis chegou ao país, em termos de estrutura e qualidade dos torneios. O ano passado foi o melhor ano com relação a quantidade de torneios. Já nessa temporada a gente está com mais qualidade nos eventos. A ideia é conseguir unir quantidade com qualidade. Mas estou feliz com o crescimento do esporte, obviamente. Tem muita coisa pra crescer, pra ajustar, pra melhorar pra progredir, mas isso é um processo que leva tempo, como em qualquer outro esporte", contou a atleta, que faturou em 2022 o BT100 Anasco em Porto Rico, e o BT50 Singer Island nos Estados Unidos.

Em Ubá, Flávia vai formar parceria com uma velha conhecida, a conterrânea Natalia Font, com quem já levantou dois troféus, em 2017 e 2019.

Publicidade

"É um prazer retornar aos torneios de beach após tanto tempo, e ainda ao lado de uma pessoa tão querida para mim que é a Flavinha Muniz. Já jogamos umas vezes juntas e decidimos jogar agora pelos mesmos motivos de antes: nos damos bem dentro e fora das quadras. E isso faz a diferença", contou a carioca de 32 anos, que não participava de torneios desde fevereiro de 2022, mas no último fim de semana jogou o Sand Series Ribeirão Preto, ao lado de Marcela Vita, parando na segunda rodada.

"O esporte cresceu, mudou, evoluiu muito nesses tempos em que estive fora e é desafiador retomar os passos agora, com o trem andando. Mas, como uma boa atleta, eu gosto mesmo é do desafio. Então volto para as quadras de cabeça erguida e com um sorriso no rosto. Feliz por estar de volta, competindo em Minas, e por me sentir pronta para lutar por cada ponto ao lado da Flavinha. Vamos que vamos!", acrescentou Font, dona de cinco títulos na modalidade.

Publicidade

A atual número 26 do ranking mundial também demonstrou animação em reeditar a antiga união em Ubá. "Minha parceria com a Nati foi um convite dela. Ela está há um tempo sem jogar, fora do circuito, por conta de sua Escolinha. A gente já jogou muitas vezes, muito tempo juntas, então a gente se conhece, a gente se curte em quadra. Eu acho que se nós estivermos bem fisicamente e tecnicamente temos tudo pra dar certo. Estou animada", disse Muniz sobre Font, com quem foi campeã em dois eventos internacionais no Brasil, um em Balneário Camboriú (SC) e outro em Fortaleza (CE).

Flávia contou, ainda, que espera chegar em alto nível para a disputa do ITF BT50 Batata Bowl Internacional Cup, que distribuirá US$ 4 mil em premiações e 50 pontos no ranking da ITF.

Publicidade

"Vivo num bom momento no beach tennis. Estou mais madura, né? Bem fisicamente, bem mentalmente, mais em paz comigo mesma. Sabendo exatamente o que eu quero no jogo em si, que não é somente ganhar, mas me sintir bem em quadra e me divertir. Eu sempre tive esse propósito, mas eu acho que hoje lido melhor com isso, e consigo curtir mais o jogo e consequentemente jogar melhor", finalizou.

O Batata Bowl Internacional Cup tem início no dia 17 de maio com os duelos do BT10, que distribui dez pontos aos atletas no ranking da ITF. O quali do BT50 movimenta as quadras do Praia Club Sport no dia 18, um aquecimento para a chave principal do torneio que acontece nos dias 19 e 20 de maio.

Paralelamente, serão disputadas categorias amadoras que contam pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis nas categorias A, B, C e D com disputas de duplas masculina, feminina e mistas, além dos veteranos no 40 e 50+ e dos juvenis Sub 18 e Sub 14.

Chancelado pela Federação Mineira de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Internacional de Tênis, o ITF BT50 Batata Bowl International Cup conta com o Patrocínio da Wilson, Colpany Temper, Colpany Vidros, Nova Ótica Premium, o apoio da Mundial Acabamentos, Impulse Fisioterapia e Prefeitura Municipal de Ubá.

A Bola Oficial do evento será a Wilson Tour Premier.

As inscrições para o torneio poderão ser feitas pela internet, através do endereço https://lastlink.bio/itfbatatabowl.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.