Ex-número 1 sobre recorde protagonizado por João Fonseca: 'Impressionante'
Alemão Boris Becker volta a elogiar fenômeno brasileiro nas rede sociais
Lance|Do R7

João Fonseca segue colecionando fãs ao redor do mundo. Ex-líder do ranking, o alemão Boris Becker usou as redes sociais, na quinta-feira (27), para comentar um recorde protagonizado pelo tenista brasileiro. Sua derrota para o australiano Alex De Minaur, 11º do mundo, na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, na segunda-feira (24), foi a partida da modalidade mais assistida na história da ESPN.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
'Impressionante', escreveu, na rede social X, ex-Twitter, Becker, tricampeão de Wimbledon (1985, 1986 e 1989) e oitavo jogador que mais semanas ficou no top 10: 576. Em Grand Slams, além da grama sagrada, o alemão também triunfou no US Open (1989) e no Aberto da Austrália (1991 e 1996).
Durante a transmissão da terceira partida de João Fonseca em Miami, o canal liderou a TV por assinatura com um resultado 69% acima do segundo colocado. No segmento esportivo, a ESPN registrou números 71% superiores aos do principal concorrente no target Total de Domicílios.
Nesta semana, foi, pelo menos, a segunda vez que o ex-técnico do sérvio Novak Djokovic usou as redes sociais para reverenciar João Fonseca.
Logo após o revés para De Minaur, Becker defendeu o brasileiro, após uma internauta criticar o comportamento da torcida nesse confronto:
'Tênis precisa de jogadores que atraem multidões e criam atmosfera como vemos quando Fonseca está jogando. Não é sobre ser contra De Minaur, mas a favor do jovem do Brasil', escreveu Boris, na mesma rede social.
João Fonseca não vem subindo 'apenas' no ranking e em premiação na carreira. O número 1 do Brasil e 60º mundo, que chegou ao primeiro milhão de seguidores no Instagram nesta segunda-feira (24) é, também, um fenômeno nas redes sociais. Segundo levantamento do Departamento de Dados da Agência Samba Digital, feito pelo jornalista Bernardo Besouchet, o crescimento do fenômeno brasileiro nessa rede social, em 2025, é mais que o dobro da carismática bielorrussa Aryna Sabalenka, líder do ranking mundial feminino: 700 mil x 320 mil.
Ainda de acordo com esse estudo, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, no Itanhangá Golf Club, tem um crescimento de 5,5 vezes maior do que o do alemão Alexander Zverev, vice-líder do ranking e finalista do Aberto da Austrália.
João Fonseca acumula 1,31 milhão de engajamentos em 2025
Outro dado interessante sobre o fenômeno do tênis mundial é que o brasileiro, que está disputando o Masters 1000 de Miami, postou apenas 10 vezes no Instagram em 2025. Ainda assim, acumula 1,31 milhão de engajamentos, o que o coloca como o 8º maior engajador do circuito, mostrando o quanto o interesse por ele só aumenta. Sabalenka, por sua vez, já postou 50 vezes no feed este ano.
Em mais uma prova da popularidade do número 1 do Brasil no Instagram, no perfil da On, uma de suas patrocinadoras, o post com João ao lado do americano Ben Shelton (14º do mundo, de 22 anos) é o 7º mais curtido do ano. A postagem com essa dupla muito talentosa da nova geração só perde, no perfil da empresa, para as postagens com a lenda suíça Roger Federer, um dos maiores de todos os tempos, dono de 20 Grand Slams e um dos donos dessa marca de material esportivo.
Aos 18 anos e sete meses, João Fonseca também se tornou o mais jovem tenista a alcançar o primeiro milhão no Instagram, de acordo com o escritor e influenciador francês Bastien Fachan.