Evani Calado perde disputa pela medalha de bronze na bocha
Sul-coreana Sunhee Kang ficou com a terceira colocação
Lance|Do R7
Neste domingo (1), Evani Calado não conseguiu conquistar a medalha de bronze na bocha nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Após ser eliminada na semifinal pela australiana Jamieson Leeson com um placar de 7 a 1, Evani enfrentou a sul-coreana Sunhee Kang na disputa pelo bronze, onde também foi derrotada.
A bocha é a quarta modalidade mais bem-sucedida para o Brasil na história dos Jogos Paralímpicos, com um total de 11 medalhas, incluindo seis de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Evani competiu na classe BC3, que é destinada a atletas com deficiências muito severas e que utilizam instrumentos auxiliares, podendo ser assistidos por outra pessoa durante as partidas.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Evani Calado, que sofreu paralisia cerebral ao nascer devido à falta de oxigênio durante o parto, descobriu a bocha aos 20 anos, enquanto cursava o primeiro semestre de publicidade e propaganda na faculdade. Sua introdução ao esporte aconteceu por meio de um projeto universitário, que despertou sua paixão pela modalidade.
Entre suas principais conquistas, destaca-se o ouro por equipes na classe BC3 nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Apesar da decepção em Paris, a trajetória de Evani continua a ser um exemplo de dedicação e sucesso no esporte paralímpico.