Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Vanderlei Cordeiro receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva

Esportes Olímpicos|Do R7

Protagonista de um dos mais momentos mais marcantes da histórias das Olímpíadas, em Atenas, em 2004, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia atletas que carregam consigo os valores positivos do esporte.

Dez anos após conquistar o bronze em Atenas 2004, após ser derrubado por um expectador enquanto liderava a maratona dos Jogos Olímpicos, Vanderlei receberá a láurea na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico no dia 16 de dezembro, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.

- Este prêmio é um reconhecimento muito grande por tudo que fiz na minha carreira, pela minha historia no esporte e vem coroar também o que venho praticando desde que a encerrei. Tento retribuir um pouco do que o esporte me deu. Esta homenagem do COB é um agradecimento a tudo aquilo que o esporte pôde me proporcionar. É muito gratificante e faz com que realmente eu olhe para frente e veja um futuro promissor. Gostaria que todos os atletas pudessem se dedicar a promover o esporte ao encerrarem suas carreiras. Todos os valores que tenho vêm da minha família e do esporte - disse Vanderlei.

Em Atenas 2004, Vanderlei era o líder da maratona que fechava os Jogos. Porém, restando sete quilômetros para o fim da prova, o brasileiro foi derrubado pelo irlandês Cornelius Horan. Ajudado a se levantar pelo grego Polyvios Kossivas, que assistia a corrida, Vanderlei conseguiu terminar a competição na terceira colocação.


- É algo que jamais pude planejar na minha vida. O esporte fez muito mais por mim do que eu poderia imaginar. Ele me proporcionou condições de tomar aquela atitude e transformar algo negativo em positivo. Quem me conhece sabe que eu poderia ter aquela reação. Aquela atitude é a imagem do Vanderlei. Gostaria de agradecer a todos que fizeram parte da minha carreira e me ajudaram a chegar aonde cheguei - destacou Vanderlei, único latino-americano a receber do Comitê Olímpico Internacional a medalha Pierre de Coubertin.

No mesmo ano dos Jogos de Atenas, Vanderlei foi a grande estrela do Prêmio Brasil Olímpico, ao conquistar os prêmios de Melhor Atleta do Ano, Personalidade Olímpica do Ano e Melhor Atleta do Atletismo. Além disso, na ocasião, reencontrou o grego que o ajudou na maratona de 2004 e ainda recebeu a Medalha Pierre de Coubertin no palco do Theatro Municipal.


Além da medalha olímpica em Atenas, Vanderlei conquistou o ouro no Pan de Winnipeg 99 e Santo Domingo 2003 e os títulos das maratonas de Reims 94, Tóquio 96, e São Paulo 2002, entre outros diversos resultados de destaque.

[[GAL:LANPGL20141202_0003]]


O Troféu

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva foi criado pelo COB em 2001 como forma de homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores éticos, esportivos e morais que marcaram a trajetória de Adhemar, um exemplo de eficiência técnica, esportividade, companheirismo, sentido de coletividade e respeito ao próximo, entre outros.

Os Homenageados até hoje

2001 - Nelson Prudêncio - Atletismo

2002 - João Gonçalves Filho - Natação e Pólo Aquático

2003 - Amaury Antonio Pasos - Basquete

2004 - Maria Lenk - Natação

2005 - Agberto Guimarães - Atletismo

2006 - Aída dos Santos - Atletismo

2007 - André Gustavo Richer - Remo

2008 - João Havelange - Natação e Pólo Aquático

2009 – Joaquim Cruz - Atletismo

2010 – Eder Jofre - Boxe

2011 – Bernard Rajzman - Vôlei

2012- Hortência – Basquete

2013 – Torben Grael - Vela

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.