Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte desiste de disputar Olimpíada por medo da covid-19

Ministro do Esporte do país disse que delegação não se sentiria confortável diante dos casos do coronavírus no Japão

Esportes Olímpicos|AFP

A Coreia do Norte não participará dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, devido aos riscos do novo coronavírus. A informação foi anunciada na manhã desta terça-feira (6) no país, pelo ministro dos Esportes.

O Comitê Olímpico Norte-Coreano decidiu em reunião "não participar da 32ª edição dos Jogos, para proteger os atletas da crise de saúde mundial gerada pela covid-19", indicou o serviço de informações do Ministério dos Esportes.

Jogos Olímpicos Tóquio 2020 acontecem neste ano, de 23 de julho a 8 de agosto
Jogos Olímpicos Tóquio 2020 acontecem neste ano, de 23 de julho a 8 de agosto Jogos Olímpicos Tóquio 2020 acontecem neste ano, de 23 de julho a 8 de agosto

A última participação olímpica do isolado e nuclearizado país norte-coreano foi em Jogos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, e contribuiu para a reaproximação diplomática entre os dois vizinhos em 2018.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, enviou a irmã Kim Yo Jong para esses jogos, nos quais o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, aproveitou para promover negociações entre Pyongyang e Washington que resultaram em dois encontros entre Kim e o presidente americano, que na época era Donald Trump.

Publicidade

O anúncio de Pyongyang põe fim às esperanças de Seul de transformar os adiados Jogos de Tóquio em uma nova oportunidade para reativar o processo de negociação da paz que atualmente está paralisado.

O anúncio, que data desta segunda-feira, publicado no site do Ministério dos Esportes, indica que trata-se de uma decisão do Comitê Olímpico Nacional ocorrida no dia 25 de março.

Publicidade

A agência de notícias estatal KCNA já havia informado sobre a reunião, mas sem mencionar a decisão.

Adiado em março do ano passado, a Olimpíada acontece neste ano, ainda sob o nome de Tóquio 2020, de 23 de julho a 8 de agosto, na capital japonesa.

Neymar ama futebol, mas também mostra carinho pelo basquete

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.