Brasileiro de 11 anos entra para o Guinness com manobra no skate

Gui Khury foi primeiro atleta a alcançar a manobra 1080 graus e também é o mais jovem a participar do X Games, nas eliminatórias do Skate Vert

Lance

Lance

Lance

O Guinness World Records™, autoridade mundial em quebra de recordes, confirmou que o curitibano Gui Khury, de apenas onze anos, fez história ao se tornar o primeiro skatista a realizar a manobra 1080 graus no vertical, ou três giros completos no ar na pista vertical.

O brasileiro se dedicou a treinar a manobra durante o fechamento das escolas no Brasil devido à pandemia de covid-19, que virou o mundo do avesso. O treinamento era feito em uma rampa construída especialmente para ele, no jardim da casa de sua avó, em Curitiba.

A manobra ‘1080' é vista por muitos como uma das mais difíceis no esporte. No passado, ela foi executada com sucesso em estruturas construídas para este fim, permitindo que os skatistas ganhassem velocidade extra antes de serem lançados no ar. Pouquíssimos atletas executaram esta manobra com sucesso, e nunca em uma rampa vertical.

Seguindo os protocolos de distanciamento social, Raquel Assis, Adjudicadora do Guinness World Records, apresentou oficialmente os títulos de recorde ao brasileiro em uma apresentação remota. Ao receber os certificados do Guinness World Records emoldurados, em Curitiba, Gu comemorou o feito.

"Ser recordista do Guinness World Records sempre foi um sonho para mim! Se um dia eu tiver a chance de aconselhar qualquer outra criança no mundo que gostaria de bater um recorde ou seguir suas paixões, eu diria, se você quer fazer algo, acredite e você poderá fazer", disse o skatista.

Gui Khury estava destinado a se tornar um skatista. Segundo o seu pai, Ricardo Khury, o brasileiro já tinha um skate reservado antes mesmo de nascer. Aos quatro anos de idade, começou a treinar no Y.M.C.A. em Encinitas, Califórnia. No ano seguinte, com apenas cinco anos de idade, estava “droppando” em halfpipes e fazendo “aereos” em rampas verticais. Ele era "o pequeno que droppava nas grandes rampas", como mencionou seu pai.

Ele pousou seu primeiro '900' (dois giros e meio no ar) aos oito anos, e aos 10 anos e 225 dias de idade, Gui tornou-se recordista do GUINNESS WORLD RECORDS por ser o atleta mais jovem dos X-Games nas eliminatórias do Skate Vert, em Mineápolis, Minnesota, EUA, no dia 31 de julho de 2019.

O jovem skatista pretende continuar tentando quebrar recordes. Ele já tem o próximo objetivo: um '1260' em rampa vertical, ou 3,5 giros no ar.

"É realmente impressionante ver a dedicação e a paixão do Gui pelo skate. Suas habilidades e seu foco fizeram com que ele conseguisse conquistas históricas no esporte. Foi um grande prazer apresentar-lhe os títulos de recordista", acrescentou Raquel Assis.

Reforço de R$ 311 mi do Chelsea não gosta de 'estádios barulhentos'