Bicampeão olímpico Steven López é banido do esporte por abuso sexual
Atleta dos Estados Unidos, que faturou duas vezes o ouro nos Jogos Olímpicos no Taekwondo, foi acusado por abuso contra menores de idade
Esportes Olímpicos|Do R7
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos baniu o atleta Steven López, de Taekowndo permanentemente do esporte. Com ajuda do US Center for SafeSport, organização não-governamental do país, o órgão investigou algumas acusações de abuso sexual do esportista contra uma menor de idade. A decisão definitiva pelo banimento do lutador foi tomada na última sexta-feira (7).
Veja também: Serena Williams é multada em R$ 70 mil em final do US Open
Nascido na Nicarágua, com naturalização estadunidense, López foi julgado pela primeira vez em maio e suspenso de forma preventiva. Contudo, dias após a decisão, outras quatro mulheres entraram com uma ação na Corte Federal dos Estados Unidos alegando que sofriam tráfico sexual, sob ciência da Federação de Teakwondo. Segundo elas, a entidade pedia que as jovens treinassem ao lado do esportista.
Além de López, seu irmão Jean também é acusado de abuso sexual pelas mesma mulheres. Com as alegações, ambos foram suspensos. O lutador de 39 anos é pentacampeão mundial e foi bicampeão nas olimpíadas de Sydney, em 200 e Atenas, em 2004. Quatro anos depois, em Pequim, López conquistou uma medalha de bronze. O atleta ainda pode recorrer da decisão.
Julgamento de médico da ginástica é paralisado após ataque de familiar