Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda a dieta adotada por Cristiano Ronaldo para se manter fisicamente aos 36 anos

O português, que estreia pelo Manchester United neste sábado, exclui o consumo de alimentos industrializados 

Lance|

Lance
Lance Lance

O mundo da bola sabe o quão disciplinado é Cristiano Ronaldo. Aos 36 anos, o novo jogador do Manchester United aparenta um físico invejável. E é claro que a boa forma não vem de graça. O jogador já se declarou contra o consumo de batata frita, álcool e cigarro. Inclusive, recentemente, CR7 abalou a economia e as redes sociais justamente por "esconder" a garrafa de Coca-Cola estampada em uma entrevista coletiva. Mas como o português consegue manter um físico tão avantajado para a idade?

Para compreender a estratégia de Cristiano Ronaldo - que estreia neste sábado pelo Manchester United - o L! conversou com a nutricionista Tatiana Amalfi. Ela conta que CR7 adotou a dieta do mediterrâneo, um plano alimentar baseado no consumo de alimentos frescos e exclusão de industrializados.

+ Confira a classificação do Campeonato Inglês

- A dieta do mediterrâneo é uma dieta que tem como prioridade alimentos frescos, azeite (rico em gorduras boas), frutas, legumes, verduras, carnes brancas (peixe, principalmente), laticínios (leite e queijo) e oleaginosas (castanhas, nozes). Embora a dieta não englobe o consumo de industrializados e embutidos, este estilo de vida não é limitante, podendo e devendo ser adotada por todos - começou.

Publicidade

- Ela pode ser feita por toda a população, já que é composta por alimentos que constituem uma vida saudável, como carnes brancas, gorduras boas e legumes frescos. A dieta do mediterrâneo não é, apenas, uma pequena salada no dia a dia. Ela é baseada em pratos coloridos e variados. Na hora de pensarmos nesta dieta, devemos pensar em um prato com beterraba, cenoura, chuchu, couve, entre outras, e não apenas uma alface e um tomate - completou a nutricionista.

Sobre a dieta, Tatiana Amalfi explica que o consumo de boas gorduras é essencial para o ganho de massa dos atletas de alto rendimento, como Cristiano Ronaldo.

Publicidade

- Pensando nos atletas, é fundamental que ele consuma proteínas adequadas e gorduras boas, como óleo de coco, azeite de oliva, oleaginosas. É extremamente importante para o atleta que ele consuma boas fontes de gordura. Além disso, ele deve consumir adequadamente os antioxidantes, como frutas, legumes e verduras, alimentos fontes de vitaminas e minerais. O leite e seus derivados também são importantes fontes de vitamina A. Um atleta que precisa da sua densidade muscular completa precisa de muito cálcio, também encontrado no leite - pontuou.

- Nesta dieta, temos a exclusão imediata de alimentos industrializados e embutidos, como salsicha e presunto. Esses ingredientes são responsáveis pelo surgimento de cálculos renais e ácido úrico. Quando pensamos em industrializados, como a lasanha pronta, miojo e nuggets, estão fora da dieta. Além disso, a carne vermelha também não está englobada na dieta do mediterrâneo, tendo mais gordura do que a carne branca. Seguindo este estilo de vida, a pessoa tem um ganho imenso na saúde - exclamou a nutricionista.

Publicidade

Para manter o físico em dia, a especialista afirma que a rotina de exercícios de CR7 são o diferencial do atleta.

- Precisamos pensar que o exercício físico é fundamental. Nem que seja apenas meia hora por dia, é necessário aliar o exercício físico à alimentação. Precisamos, também, excluir todos os alimentos ricos em gordura trans, como biscoitos e bolachas. Tudo o que é pronto, precisamos descartar: é necessário desembalar menos, e descascar mais - concluiu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.