Empresário une paixão e treina firme em busca de objetivos na Copa HB20
Tulio Patto, proprietário do Restaurante Don Patto, se prepara para próxima etapa em Tarumã, neste final de semana, e levará carro...
Lance|Do R7
Tulio Patto, de 35 anos, aliou o tato de empreendedor com sua obsessão por automóveis desde o ano passado e nesta temporada vem vivendo o sonho de ser um piloto profissional de carros de corrida.
Proprietário do Grupo Don Patto , da Villa Don Patto, e presidente do Roteiro do Vinho , em São Roque (SP), ele tirou sua carteira profissional de piloto no Centro Técnico Roberto Manzini em 2022 e estreou nas pistas no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, no mês passado, com a primeira etapa da Copa Shell Hyundai HB20.
Com 41 carros na pista, ele e o parceiro profissional Pedro Burguer, terminaram em 25º lugar no geral e ficaram entre os três primeiros na categoria Elite, 11º na divisão nacional.
"Iniciei minha carreira de piloto no ano passado quando fiz o curso para a pilotagem esportiva no Centro Técnico Roberto Manzini. Tem sido muito intenso. Por mais que tenha contato com os carros, nunca tinha tido com os carros de corrida e é um outro tipo de tocada, dirigibilidade . Está sendo muito intenso pois vem desde o preparo físico. Já emagreci oito quilos , tenho acompanhamento de nutricionista, médico e personal trainer. Mudamos nosso estilo de vida por conta do esporte", apontou Tulio que trabalha na Villa Don Patto desde 2010 quando inaugurou o restaurante com seu pai, Júlio.
"Fiquei muito nervoso na minha primeira corrida. O objetivo era terminar com o carro inteiro, conseguir pontuar , então a expectativa foi cumprida, terminamos, pontuamos. . Ficamos em 11º na nossa categoria , largamos em 24º, chegamos em 25º de 41 carros. Tenho um relacionamento de irmãos com o Pedro pois ele já é piloto profissional. Objetivo é ficar entre os três primeiros no campeonato e conseguimos na primeira etapa pois ficamos em 3º da categoria Elite", destacou.
A próxima etapa ocorre neste final de semanas, dias 20 e 21 de maio, no Autódromo da Tarumã, em Viamão (RS): "Agora conheceremos outros Autódromos, temos expectativa alta, carro está bom, mas é uma pista nova e vamos buscar manter nosso objetivo".
O sonho só vem se tornando realidade graças ao patrocínio da Villa Don Patto e do Wizac, a oficina do pai de Pedro. O objetivo é conquistar ainda mais apoios para a próxima temporada: "O Restaurante Don Patto é o principal patrocinador junto com a Wizac que é o oficina do pai do Pedro e é o que nos ajuda a realizar o sonho, abrindo portas para novos apoiadores, pessoal está com muito interesse em contribuir para as próximas etapas e muito provavelmente para o ano que vem teremos mais patrocinadores que possam possibilitar alcançar cada vez mais almejamos uma categoria maior . É minha paixão como empresário e pessoa".
Túlio Patto ao lado do ex-jogador Amaral no restaurante / Crédito: Arquivo Pessoal
Além da disputa nas pistas, Túlio pretende levar em junho o carro para expôr para os clientes de seu completo enogastronômico que só está crescendo. Além de contar com um restaurante italiano e outro português, conta também com uma vinícola e uma cervejaria, além de rede hoteleira: "Vamos tentar trazer o carro para exposição em junho para nossos clientes/hóspedes verem como é um carro de corrida", apontou: "Em paralelo tocamos a Villa Don Patto como empreendedor e buscando novas atrações e sempre melhorando o atendimento buscando construir o lugar que o turista possa ter a melhor experiência no ramo da enogastronomia de turismo e lazer e fazendo com que nosso trabalho se torne algo agradável".