Em confronto inédito na Copa do Brasil, Palmeiras pega o Fortaleza nas oitavas de final
Equipes se enfrentam pela primeira vez na história da competição nacional
Lance|Do R7
Em sorteio realizado na tarde desta terça-feira (02), foram definidos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. Pela primeira vez na história da competição, o Palmeiras enfrentará o Fortaleza, em datas e locais a serem confirmados pela CBF. A partida de ida será de mando do Verdão, no Allianz Parque, enquanto na volta o Leão será o mandante, na Arena Castelão.
> Veja a tabela da Copa do Brasil-2023 clicando aqui
Apesar das datas ainda não terem sido definidas, acredita-se que as partidas sejam realizadas As partidas nos dias 17 e 31 de maio. Na terceira fase, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira encarou o Tombense, de Minas Gerais, e eliminou a equipe mineira com vitória por 4 a 2 no Allianz Parque e empate por 1 a 1 em Uberlândia (MG). O Palmeiras busca avançar às quartas pela 18ª vez em 28 participações na competição.
A primeira vez que as equipes se enfrentaram foi em 1960. Desde então, os jogos foram pela extinta Taça Brasil e pelo Campeonato Brasileiro. Logo, é um duelo inédito pela Copa do Brasil. No retrospecto geral, Palmeiras e Fortaleza já se enfrentaram 19 vezes, e o Alviverde leva vantagem. Foram oito vitórias, cinco empates e seis derrotas para o Verdão. Além disso, foram 41 gols marcados pela equipe alviverde e apenas 19 do Tricolor.
Desde que começou a disputar a competição, em 1992, o Verdão registra 57,6% de vitórias (98 resultados positivos em 170 jogos), sendo o segundo clube com maior índice de triunfos na história do torneio. O Palmeiras está atrás apenas do atual campeão Flamengo, com 58,0% (119 vitórias em 205 partidas).
> Ídolo no Palmeiras, Abel Ferreira é eleito melhor técnico português da atualidade
Caso vença o Fortaleza e o Flamengo não derrote o Fluminense, o Alviverde pode assumir a liderança do ranking. Dessa forma, chegaria a 57,8% de vitórias contra 57,8% do Rubro-Negro. Em números absolutos, o Verdão é o quarto com triunfos na história da Copa do Brasil, atrás de Vasco (100 vitórias em 196 jogos), Grêmio (112 em 202) e Flamengo; na sequência, está o Atlético-MG (94 em 182).
Campeão pela última vez em 2020, o Palmeiras, que no total já conquistou quatro títulos, busca se tornar o segundo maior campeão da competição nacional. Atualmente, o Grêmio é vice-líder isolado com cinco, atrás apenas do líder Cruzeiro, que soma seis conquistas.